PUBLICIDADE

Página Principal : História


1808



O título deste interessante livro, refere-se ao ano em que a Corte Portuguesa chegou ao Brasil, por volta de janeiro, após uma exaustiva viagem que durou aproximadamente dois meses.
Esta obra foi produzida pelo autor ao longo de dez anos de pesquisa e discorre, com riqueza de detalhes, sobre a história da Família Real Portuguesa, retratando seu estilo de vida, problemas e conflitos familiares e o contexto europeu vivido àquela época que, segundo Gomes, aliado à personalidade medrosa e indecisa de Dom João, muito contribuiu para a decisão de abandonar às pressas Portugal e seus cidadãos, deixando-os órfãos à mercê de um decadente e degradante destino.
Utilizando-se de um estilo descritivo e com uma linguagem e gradação estimulantes, Laurentino Gomes, brilhantemente, enriquece a obra levando ao leitor fatos e dados sobre a Revolução Francesa que "redesenhou o mapa da Europa", a formação do Império Napoleônico, a vitoriosa resistência Inglesa, ainda que por questões geográficas, às tentativas de dominação francesa e a colonização do Brasil, cuja riqueza sustentou a imponência da realeza lusitana e para onde a Família Real transferiu a sede do governo Português, fato sem precedentes na história, como mostra Laurentino.
O estado de abandono a que foi submetido Portugal com a fuga da realeza, agravou ainda mais a história do último país europeu a abolir os autos da Inquisição e as execuções públicas e que, segundo o poeta e escritor português Antero de Quental, por dois séculos "... não produziu a Península um único homem superior, que se possa colocar ao lado dos grandes criadores da ciência moderna. Não saiu da Península uma só das grandes descobertas intelectuais, que são a maior obra e a maior honra do espírito moderno."
Subjugado à Espanha por quase sessenta anos, submisso à força do Catolicismo durante três séculos distanciando Portugal da ciência, das artes e da medicina, esvaindo as riquezas obtidas da Colônia brasileira em requintes e suntuosidades das moradias reais em detrimento da saúde, saneamento, educação e cultura do seu povo, entende-se, mais facilmente os sessenta e quatro anos da ditadura finda em abril de 1974 com a Revolução dos Cravos e por que, somente agora, aquele histórico e nobre país deslancha o seu crescimento.
O uso de ardilosas estratégias políticas, a má utilização do dinheiro público, a assintosa legislação em causa própria, a corrupção praticadas hoje, vieram para o Brasil na bagagem da Família Real a bordo dos desconfortáveis navios portugueses? Certamente cada pixel da atual fotografia brasileira foi capturado das fases e momentos históricos construídos ao bel prazer dos seus personagens.
Já que a história se reescreve com o passar do tempo e na medida em que a tecnologia avança, junto às evidentes mudanças vividas pelo Brasil e por Portugal ao longo deste importante período de suas histórias, vêm à tona, com esta fascinante obra do Jornalista Laurentino Gomes, aspectos e fatos novos permitindo-nos uma reanálise histórica e uma melhor compreensão da atualidade.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- 1808
- 1808
- História Da Língua Portuguesa No Brasil
- A Longa Viagem Da Biblioteca Dos Reis.
- NapoleÃo E D. JoÃo (brasil)
- 1808
- Nossa Nobreza

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online