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Passageiro, Conheça Seus Direitos e Deveres - parte 2 (DEVERES)



Continuando o resumo sobre os direitos e deveres do passageiro, apresento aqui a segunda parte, sobre DEVERES. A primeira parte (sobre DIREITOS pode ser vista no link: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1 852801-passageiro-conhe%C3%A7a-seus-direitos-deveres/).

DEVERES DO PASSAGEIRO

1. Como o passageiro deverá se comportar em relação ao motorista e aos fiscais?
- Deverá identificar-se, sempre que exigido, pagar as tarifas, zelar pela conservação do veículo, dos bens utilizados na viagem e apresentar um bom comportamento.

2. E como deverá ser o seu comportamento em relação aos demais passageiros? - Nenhum passageiro deverá fumar (respeitando a lei vigente), viajar embriagado ou, sem a permissão de autoridade competente, portar arma. Se for advertido pelo motorista ou fiscal, deverá desligar aparelhos sonoros. Enfim, deverá tomar todos os cuidados para não comprometer a segurança, a tranqüilidade e o conforto dos demais passageiros.

3. Como você deve proceder para embarcar crianças? - Criança acompanhada, para viajar deve ter um documento pessoal, como, por exemplo, a certidão de nascimento. Para embarcar criança desacompanhada, você precisa obter uma autorização de viagem emitida pelo Juizado de Menores.

4. Quais são os seus deveres quanto ao transporte da bagagem? - É seu dever não embarcar ou transportar animais domésticos ou silvestres sem acomodação adequada, respeitando a legislação. Também não poderá embarcar objetos cujo tamanho ou embalagem não sejam apropriados para porta-embrulhos.

5. Que produtos você não pode levar em um ônibus? - Você não pode embarcar produtos considerados perigosos, como explosivos, tóxicos, inflamáveis, químicos, etc.

6. O que pode ocorrer, se o passageiro não respeitar os seus deveres? - Poderá ter seu embarque recusado ou, se já estiver dentro do veículo, ser obrigado a desembarcar.



Como você pode se comunicar com a ANTT? - Nos principais terminais rodoviários do país, existem salas de apoio e fiscalização da ANTT. Dirija-se a ela quando você precisar perguntar, reclamar ou dar sugestões sobre condições de higiene e segurança dos veículos, horários de partida e de chegada, emissão de bilhetes de passagem, extravio de bagagem ou para tratar de qualquer outra situação em que você se sinta prejudicado."



A ouvidoria da ANTT pode ser acessada pelo telefone: 0800-610300

E também pelo email: [email protected] (fale conosco)

-

Eu apóio a Campanha "Para Mim Os Animais Importam":

http://www.animalsmatter.org/

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