PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


Desenvolvimento Sustentável e Aquecimento Global




Mudanças climáticas drásticas já são percebidas em diversas regiões do planeta: enchentes, desertificações, secas, incêndios florestais, tempestades, furacões, verões escaldantes e invernos rigorosos.


Essas mudanças são conseqüência direta do aumento do efeito estufa causado por ações antropogênicas, como o desmatamento em larga escala para fins agrícolas e a queima de combustíveis fósseis, especialmente após a revolução industrial.


Em 1987, durante a Comissão Mundial da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (UNCED), foi formulado o Relatório Brundtland, documento de preocupação ambiental e que elaborou o conceito de desenvolvimento sustentável nos seguintes termos: "o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes, sem comprometer a possibiliadde de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades".


A comunidade internacional, consciente e preocupada com o aquecimento
global, firmou em 1997 o Protocolo de Kyoto, no qual os signatários se
comprometiam a reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito
estufa, GEE.


A obtenção das reduções so é possível adotando-se os princípios do desenvolvimento sustentável que, em termos práticos, significa a conjugação de ações entre as esferas pública e privada, que englobem a participação popular na tomada de decisões, geração de excedentes e know how técnico, sistema produtivo de base ecológica, padrões sustentáveis de comércio e desenvolvimento, sistema flexivel para correção dos próprios erros. Em síntese, o conjunto de ações que harmonizem o desenvolvimento socioeconômico com o respeito ao meio ambiente.


Na atual contexto climático, a adoção e aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável são de importância vital.





Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- Agenda 21 - Seção I - Dimensões Sociais E Econômicas
- Agenda - 21- Seção Iii?fortalecimento Do Papel Dos Grupos Principais
- Reciclagem
- Agenda 21 - Seção Iv ? Meios De Implementação
- Agenda 21-seção Ii-conservação E Gestão Dos Recursos Para O Desenvol.
- A Verdade Sobre O Aquecimento Global
- Consumo De Energia E Meio Ambiente

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online