PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


Questão COMENTADA - IMPOSTO DE RENDA



QUESTÃO COMENTADA -  IMPOSTO DE RENDA

(ESAF ? AFRFB/2005) Para os efeitos do imposto de renda, o ___________ percebido na alienação de bens imóveis considerasse ___________. Já a importância paga a título de aluguel, remetida, creditada, empregada ou entregue ao contribuinte, produzido por bens imóveis é denominada _________. Um(a) _________, na linguagem tributária, é o valor percebido independentemente de ser produzido pelo capital ou o trabalho do contribuinte.

a) rendimento....rendimento de capital........ganho imobiliário....sinecura

b) provento.......rendimento imobiliário.......provento predial....provento

c) rendimento....rendimento de capital.......ganho imobiliário....prebenda

d) ganho....ganho de capital.......rendimento de capital.... sinecura

e) ganho ....ganho de capital......rendimento de capital.... provento

COMENTÁRIOS DA QUESTÃO



Conforme a Constituição Federal, o imposto incide não apenas sobre a renda, mas sobre proventos de qualquer natureza. Podemos afirmar que a incidência do imposto se dá sobre todos os ganhos e rendimentos que resultem em aumento patrimonial do contribuinte.

Para concursos públicos, é importante que saibamos diferenciar renda e provento. Nos termos dos incisos do artigo 43 do Código Tributário Nacional, podemos definir renda como sendo o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos. Já o conceito de proventos é definido por exclusão, compreendendo todos os acréscimos patrimoniais não enquadráveis no conceito de renda.

Contudo, a questão acima exigiu um pouco mais do candidato, além do conceito de provento, cobrou os conceitos de ganho de capital e rendimento de capital. Tais conceitos não estão contidos no Código Tributário Nacional, mas é possível afirmar que tanto ganho quanto rendimento de capital estão contidos no conceito de renda, pois ambos são produtos do capital.

Para a legislação do imposto de renda, ganho de capital é aquele auferido na alienação de bens ou direitos de qualquer natureza, o ganho não é o valor total percebido na alienação, mas a diferença a maior entre o valor da alienação e o custo de aquisição. Já rendimento de capital é o resultado auferido pela exploração do capital, como os aluguéis de imóveis, por exemplo.

Você sabe o que é prebenda e sinecura? Certamente não, mas garanto-lhe que não está nem no conceito de renda e nem de provento, pode procurar em toda a legislação tributária brasileira.

Veja algumas definições no dicionário:

Prebenda - Rendimento eclesiástico pertencente a um canonicato.

Sinecura - Emprego remunerado, de pouco ou nenhum trabalho.

IMPOSTO DE RENDA ? CONCEITO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA  - ART. 43 DO CTN



RENDA -  Produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos. Ex. lucro na venda de imóvel, aluguel, salário, aposentadoria, rendimentos de aplicações financeiras, etc.

PROVENTOS - os acréscimos patrimoniais que não forem produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos. Ex. prêmio de loteria, etc.

Gab. Letra ?E?



Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- Evolução Administrativa _ Brasil Colônia
- Distribuição De Renda
- Pgbl (plano Gerador De Benefício Livre) X Vgbl (vida Gerador De Bene
- Sobre A Renda Da Terra - Parte Ii
- Cooperativas - Irpj - AplicaÇÕes Financeiras
- Sobre A Renda Da Terra
- Receitas Públicas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online