PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


Informação é arma contra a pedofilia



O dia 18 de maio, foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituída em 2.000 e faz alusão a um crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, em que Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada. Neste caso, a menina foi espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

As pessoas precisam ficar atentas, pois o perigo está bem mais próximo do que podemos imaginar. As investigações apontam que 99% dos abusos são cometidos por pessoas próximas das vítimas, como pais, avós e vizinhos.

De acordo com a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Araçatuba, Letícia Ishinose Rodrigues,uma das maneiras mais eficientes para o combate a esses casos é a divulgação de informações à sociedade. O trabalho com as próprias crianças também tem trazido grandes resultados, pois elas conseguem captar as informações e ficam alertas, levando o conhecimento aos pais e às pessoas próximas, afirmou.

As escolas precisam estar melhor preparadas para identificar quando uma criança muda o seu comportamento. Os educadores convivem um tempo razoável com as crianças e pode perceber alguns sinais de abuso. Por exemplo, se uma criança está usando blusa de frio em dia quente, pode estar tentando esconder alguma marca.

Eis algumas dicas: a) a partir dos três anos, os pais podem explicar sobre os órgãos sexuais e ensinar os filhos a reagirem a qualquer abuso.

b) Procurar ouvir a criança, mantendo um diálogo franco e aberto.

c) Caso a criança confesse determinado abuso, não se deve fazer drama nem escândalo, nem tampouco, duvidar.Assegure-se de que a culpa não é dela e que não é errado ela contar o que ocorreu.

d) Invista na autoestima das crianças, dando-lhe atenção e respeito.



Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- Punições Nas Escolas
- As Crianças Precisam De Cuidados
- Como Educar As Cianças Nas Escolas?
- Estatuto Da Criança & Do Adolescente
- Faltou O Berço...
- ?os Conflitos Interpessoais Na Relação Educativa: Problemas A Serem Resolvidos Ou Oportunidades De A
- O Comportamento Dos Pais E Sua InfluÊncia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online