|
|
Página Principal : Lei Geral
Direito e Literatura - O Encontro Entre Themis e Apolo
Publicidade
Themis ? a justiça ? e Apolo ? a literatura ou poiesis ? dialogam nessa coletânea de artigos que comungam um estranhamento inicial nesse encontro que tem lugar no desenvolvimento da ciência jurídica.
Direito e Literatura - O Encontro Entre Themis e Apolo (Curitiba: Juruá Editora, 2008) tem a organização de André Trindade ? presidente do Instituto de Teoria do Direito, coordenador-adjunto do curso de Direito da Unopar e Advogado ? e Germano Schwartz ? doutor em Direito ? Unisinos, professor do Mestrado em Direitos Fundamentais da Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra e do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo ? UPF. Dentre os quinze colaboradores, sem ordem de importância, podemos citar: Albert Noguera Fernández , David Restrepo Amariles, Elaine Harzheim Macedo, Leonel Ohlweiler e Yu Xian.
Nas interseções discursivas da literatura e do direito, as seguintes são algumas das questões tratadas nos artigos: os pais fundadores dos estudos ?literatura e direito?, o Direito como arte, direito e literatura no medievo, análise do jurídico no literário em O Senhor das Moscas, de William Golding, O pequeno príncipe, de Saint-Exupéry, e A letra escarlate, de Nathaniel Hawthorne, bem como na literatura de Gabriel García Márquez, Albert Camus e Kafka.
Trata-se de um conjunto de textos que interessa tanto aos estudiosos e estudantes das Letras quanto das ciências jurídicas, além de qualquer um que deseje ampliar seus horizontes no que se refere às humanidades.
Veja mais em: Lei Geral
Artigos Relacionados
- Jus Navigandi
- A Prática Judiciária Entre Direito E Literatura
- O Direito à Literatura E Outros Ensaios
- O Conceito De Positivismo Jurídico
- Curso De Direito Civil
- Teoria Pura Do Direito
- Literatura Comparada Ou Literatura Geral
|
|
|
| |