PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Redução da maioridade penal



Essa geração que participa do crime, muitas vezes usada para servi-lo, é uma geração que conhece apenas um lado da moeda. É como um peixe que nasceu num pequeno aquário, esse é seu mundo. Não digo que pra esse peixe, existe um mar de oportunidades lá fora, pois, falarmos nisso num país com condições tão precárias em todos os setores essenciais, seria até demagogia.
A redução pode até ser um mal necessário, mas não teríamos como resgatar esses menores apenas sendo ?bonzinhos?, com programas de ações sociais, educativos e bolsas de qualquer tipo. O crime é muito mais atraente, traz para o menor-bandido a sensação inconsciente da vingança contra essa sociedade que o desprezou.
Mas será que o governo tem condições e vontade de executar tal medida? Não basta só reduzir, e depois? Ou melhor, e antes? O governo vai bancar novas (dezenas, centenas) de instituições carcerárias próprias para esses menores? Terão, tais instituições, pessoal capacitado para viabilizar condições de ressociabilização séria pra esses menores (e para suas famílias), via programas de inclusão, acompanhamento psicológico, educação, cursos profissionalizantes? Terão esses mesmos jovens, depois, condições de ingresso no mercado de trabalho? Fora que, concomitantemente a tudo isso, aqui do lado de fora a coisa teria que mudar também radicalmente, pois não adianta esses jovens encontrarem uma boa estrutura interna nas instituições e chegar aqui fora e encontrar o velho caos generalizado.
Realmente a coisa não é tão simples assim. A redução é necessária, mas a redução da desigualdade e do descaso político é mais urgente e não é paliativa como a outra, para evitarmos chorar pelo leite derramado como choramos hoje.
Agora, cá pra nós, não é à toa que o nosso presidente não quer nem ouvir falar em redução da maioridade penal. Psss. Fala baixo!


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- ReduÇÃo Da Maioridade Penal
- Redução Da Maioridade Penal: Será???
- Colocar A Culpa Nos Outros -uma Tese Política
- Pobreza E Desigualdade
- O Congresso Nacional Enlouqueceu.
- Plutão Em Capricórnio! 25/1/2008.
- O Tiro Certeiro Da Lei

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online