|     |  | 
        
        
          | 
 
              
              
                | 
                    
                    
                      | Página Principal : Política 
 
 Abraham Lincoln, orador e estadista
 
 
 Publicidade
 
 
 
 Abraham Lincoln foi extraordinário   orador e grande   estadista, conhecê-lo seria compreender que discursar é passar para o mundo uma idéia que fica. Foi orador de poucos, mas antológicos discursos.
 
 Lincoln nasceu de família humilde, e exerceu diversos ofícios manuais até que pôde estudar leis. Seus estudos resumiam-se a saber ler, escrever e fazer as quatro operações. No Estado havia escassez de livros e papel e, por ser  provavelmente a bíblia o único livro existente na casa de seus pais, Lincoln a estudou a fundo, vindo mais tarde a enriquecer seus discursos com citações bíblicas.
 
 Em 1831, Lincoln se mudou sozinho para a aldeia de New Salem, no Estado de Lllinois, empregando-se como balconista e posteriormente vindo a se tornar agente postal e mais tarde sendo eleito deputado e membro do Senado.
 
 Em seu segundo mandato, começou a estudar Direito, obtendo licença para exercer a advocacia em 1836, mudando no ano seguinte para a nova capital do Estado, Springfield, onde construiu com outros advogados uma banca de advogados. Sua atuação como advogado o tornou conhecido em toda Illinois.
 
 Uma súbita mudança na política nacional em relação à escravidão trouxe Lincoln de volta à política.
 
 Apesar dos insucessos iniciais e da consequênte impopularidade, Lincoln jamais se deixou abater. Em 22 de setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos Estados confederados. A libertação deu um novo sentido à guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865.
 
 Em 1° de abril de 1865 terminava a guerra civil. Na noite de 14 de abril de 1865, alguns dias após o término da guerra, Lincoln foi assassinado no Teatro Fort, em Washington, enquanto assistia a uma peça. O assassino, J.W. Booth, um dos atores mais conhecidos da época, desfechou um tiro na cabeça do presidente, que veio a falecer na manhã do dia seguinte.
 
 A primeira e a relevante lição que se retira da trajetória de Lincoln é a perseverança. Nascido em ambiente humilde, tinha tudo para o absoluto fracasso. Chegou, com efeito, a fracassar muitas vezes, ao longo da vida. Reergueu-se sempre e alcançou a suprema magistratura da Nação e se fez um dos nomes mais respeitados da história política universal.
 
 Entenda-se, com isso, que não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado.
 
 A segunda lição é a de que o orador não precisa fazer muitos discursos. A qualidade e oportunidade fazem a diferença.
 
 
 
 Veja mais em: Política
 
 
 Artigos Relacionados- Eu Tenho Um Sonho
 - O Século Inacabado _ A América Desde 1900
 - A Linha De Frente Do Racismo
 - Ku Klux Klan
 - Estados Unidos ? Cronologia Da História
 - Eua: Um Século De Ascensão
 - Reflentindo
 
 
 
 |   |  |  |  |