PUBLICIDADE

Página Principal : História


Sacralização da Política



O estudo tem como foco fazer uma análise sobre o papel desempenhado pelo Estado na sociedade brasileira dos anos 30, período em que se consolidou o Estado Novo, no momento que Getúlio Vargas assumiu o poder mediante ao Golpe de Estado no qual foi desenvolvida uma política voltada para o nacionalismo, as quais foram utilizadas as mais variadas formas e meios de comunicação (rádio, imagens, discursos, jornais, etc.) a fim de propagar suas idéias e, ao mesmo tempo, criar uma falsa noção de nação moderna, igualitária, forte e patriótica.
Para isto, recorreram-se as mais diferentes instituições como a família e a Igreja dentre outras, com o objetivo de inibir e neutralizar as lutas de classes, já que nestas imagens foram passadas as sociedades o retrato de uma família feliz e conformista em sua situação; que não existiam os privilégios de classe e sim uma conciliação de classes que se colaboraram positivamente entre si.
É interessante notar que, para que este fim fosse alcançado, apelou-se até mesmo para a imagem de Jesus Cristo crucificado para que o trabalhador mirasse em seu exemplo e aceitasse sua condição social de submissão, pois que é ?vontade? do Criador, o indivíduo ?nascer operário, entre operários, trabalhando em meio às fadigas de sua árdua missão? (Lenharo, p. 89).
Neste sentido o autor vai descrevendo, principalmente no capítulo 3 (A militarização do corpo), outras formas e estratégias utilizadas nesse período a fim de forjar um indivíduo despolitizado, disciplinado, trabalhador, produtivo e submisso. Para isto, recorreu-se também a educação Física com sua pedagogia própria de caserna com um instrumento fortemente capaz de alienar o indivíduo, preparando-o para servir a pátria e a nação, além de servir como mão-de-obra forte, robusta, ágil e disciplinada para atender ao mercado de trabalho.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Estado, O Poder, O Socialismo
- O Manifesto Dos Pioneiros Da Escola Nova De 1932: Influências Nas Contituições De 1934 E 1937
- Reflexões Para O Brasil Do Século 21
- Pirataria Moderna
- A SocializaÇÃo
- Antonio Gramsci E A Sociologia Da Educação
- Evolução Da Educação E Do Ensino

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online