PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Delta07



A CONQUISTA DA DEMOCRACIA

O prestígio de Atenas no século V a.C., não derivava apenas do poderio que atingira no mundo helénico. A sua forma de organização social e política, a democracia, tornou-se um modelo imitado por muitas outras cidades-Estados.

Democracia(1) significa o poder de Demos, do povo. Isto quer dizer que o poder de governar a pólis pertencia ao demos, ao conjunto de todos os cidadãos. Fosse qual fosse o seu grau de riqueza, ou a sua origem familiar, todos os cidadãos tinham os mesmos direitos políticos e eram iguais perante a lei(2).

A democracia foi uma conquista que o povo ateniense só alcançou no final do século VI a.C. Nos séculos anteriores, a pólis tinha sido dominada, primeiro, pelos grandes proprietários aristocratas(3), depois pelos cidadãos mais ricos. Nessas épocas, os camponeses pobres e os artesãos não gozavam dos mesmos direitos que os poderosos. Tiveram que lutar durante longos anos para obterem pregressivamente mais poderes, até que, com as reformas realizadas por Clistenes, em 508 a.C., foi reconhecida a igualdade de todos os cidadãos.

(1) Do grego demos, povo + krátos, poder.

(2) Essa igualdade manifestava-se inclusivamente no nome das pessoas. Os cidadãos deixaram de usar os apelidos de família que permitiam distinguir a sua origem social e passaram a ser designados pelo nome próprio, seguido do nome próprio do pai e do nome da terra ou demos onde tinham nascido.

Assim Péricles, de quem se falará mais adiante, embora pertencesse à nobre família dos Alcméonidas, era apenas conhecido como Péricles, filho de Xantipo, do demos Colarges.

(3) Os aristocratas (de áristos, melhor, nobre + krat, r. de krátos, poder). Constituíam uma espécie de nobreza. Consideravam-se uma elite superior, reservando só para si os privilégios políticos e religiosos que eram transmitidos hereditariamente.



Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Felicidade - Uma História
- O Surgimento Da Polis Na Grécia Antiga
- O Conceito De Democracia Indireta
- Democracia Sem O Povo: Uma Triste Experiência
- Politica Classica
- O Conceito De Democracia Direta
- Repesentação X Partidos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online