PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Revolução Russa





Revolução Russa      




A Rússia fez-se estado no fim do séc.XVI com o czar Ivan IV, o Temível, dando inicio ao absolutismo e a expansão territorial.. Apesar de grande a economia continuava rural, enquanto os outros paises europeus eram industriais. O país vivia uma espécie de monarquia absoluta, o czarismo. Com isso surgiu grupos que queriam mudanças econômicas, sociais e políticas, as anarquistas e socialistas, que mataram o czar Alexandre II em 1881.


Atrasada em relação a Europa a Rússia começou a se industrializar no fim do séc. XIX. Os fatores foram decisivos: a ação do governo que investiu em ferrovias; e a intervenção do capital estrangeiro, por meio de empréstimos e investimentos diretos.


Além disso a produção dói favorecida pelo baixo custo da mão de obra dos trabalhadores rurais. A Rússia concentrou sua industrialização em 3 pontos: Moscou, a então capital São Petersburgo e a região do rio Don.


Com o crescimento industrial as cidades se desenvolveram, pressionadas por péssimos condições de vida e trabalho, os operários começaram a se organizar em associações.


Em 1898 foi formado o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que tinha orientações de Karl Marx (marxismo).


Em 1903 o POSDR se dividiu entre bolcheviques e mencheviques. Os dois liderados por Lênin (pseudônimo de Vladimir Ilitch Ulianov), propunha a aliança entre operários e camponeses para lutares pelo poder, para chegar ao socialismo. O segundo apoiava a burguesia, porque esta deveria liderar a luta contra o czarismo na revolução.


A Revolução de 1905à A Rússia foi derrotada na guerra contra o Japão que aumentou a insatisfação, durante o conflito, pessoas lideradas pelo padre George Gapon, saíram as ruas em protesto, ma forças do governo dispararam, matando cerca de mil pessoas, isso ficou conhecido como Domingo Sangrento. Isso repercutiu no país todos, greves, saques e manifestos eclodiram, e uma greve geral paralisou o país. Nas grandes cidades foram criados os sovietes, conselhos formados  por representantes dos trabalhadores para tomar decisões políticas na luta contra o czarismo, o soviete mais importante foi Leon Trotski (Lev Davidovic Bronstein). Encurralado por Nicolau II cedeu a algumas exigências, legalizando alguns partidos, concedendo poderes Legislativo à Duna, mas reprimiu os sovietes, Trotski foi preso.


A Revolução de Fevereiroà A Rússia entrou para a Primeira Guerra Mundial despreparada, perdendo soldados, essa guerra desorganizou a economia cm fome, desemprego e inflação, em fevereiro de 1917 a população de São Petersburgo e outras cidades se revoltaram. O czar foi obrigado a abdicar e o poder passo pelas mãos de um governo provisório, enquanto sovietes eram organizados em todo país. O novo governo aboliu a censura e libertou presos políticos, o czar e sua família foram presos, mas a reforma agrária não foi atendida.


A Revolução de Outubroà Quando Lênin voltou do exílio criticou o governo provisório, dizendo ?Paz, pão e terra? e ?Todo o poder aos sovietes?. Enquanto Trotski era eleito presidente dos sovietes de Petrogrado. Com essa política de paz, pão e terra, os bolcheviques conquistaram a maioria dos sovietes e derrubaram o governo provisório.


Rússia Comunistaà Lênin era o presidente que fez a formação da Republica Soviética Russa, estatizando fabricas, bancos e confiscou bens da igreja, as grandes propriedades foram distribuídas aos camponeses. O país entrou em guerra civil contra o Exercito Vermelho, organizando Trotski e o Exercito Branco, mobilizado pelas antigas classes dominantes. Durante a guerra civil vencida pelo Exercito Vermelho, Lênin adotou medidas que centralizavam o poder no atual Partido Comunista, o czar e sua família foram executados. O PC era o único partido que funcionava, os sovietes eram meros executores das ordens do Partido. ME 1922 Lênin afastou-se do poder após um ataque cardíaco, até morrer em 1924. Josef Stalin passou a disputar com Trotski a liderança da União Soviética.


Para Trotski a revolução deveria ser difundida para outros paises, para garantir a sobrevivência do socialismo na Rússia. Para Stalin a revolução deveria ser feita primeiro no país. Stalin venceu dominando o país duramente. Seu governo deu grande impulso a industrialização por meio de planos quinquenarios, estabelecendo um regime totalitário. Trotski foi expulso da URSS, morrendo a mando de Stalin no México em 1940.


Sob o governo de Stalin a URSS se isolou do mundo, e tornou-se um potencia mundial. Mas a idéia igualitária marxista foi abortada, em seu lugar surgiu uma sociedade controlada por uma elite de funcionários privilegiados (menos a burocracia soviética, enquanto a massa vivia precariamente.


O Partido Comunista controlava todos os órgãos do Estado, e Stalin era considerado infalível e seus opositores invariavelmente reprimidos.




Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Leon Trotsky
- Formação Da Urss
- União Soviética _ Transformações Políticas E Econômicas
- Sucessor De Lenine
- Introdução à História Do Nosso Tempo ? Do Antigo Regime Aos Nossos Dias, P. 330 - 339 (revolução Sov
- Lenine E A Rússia
- A Divinização De Stalin

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online