PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Reflexões para o Brasil do século 21



O Senador Pedro Simon dedicou mais de 50 anos de sua vida à política, o que o capacita a olhar com espírito crítico a historiado Brasil e a discorrer sobre as suas expectativas quanto ao futuro do país.

O seu livro fala sobre a ética na política e como nos dias atuais ela é relegada a um segundo plano por parte dos integrantes do Congresso Nacional, justamente por aqueles que deveriam ser um exemplo para toda a sociedade.

Este mar de imperfeições que atinge a Casa do Povo se derrama sobre toda a sociedade brasileira e nela se manifesta sob as mais diversas formas de agressão: corrupção em todos os níveis da Administração Pública, violência desenfreada contra o cidadão, ataques ao meio ambiente, desrespeito à vida humana nos mínimos direitos.

Dentre tantos problemas o Autor consegue distinguir nomes de pessoas e de instituições que deram e que dão importantes contribuições à vida do país, mesmo quando não mais existam neste plano existencial, fazendo referências elogiosas aos seus trabalhos em prol de uma sociedade mais justa.

São marcantes as referências que faz a Heloísa Helena, Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer, Teotônio Vilela, Betinho, Dom Aloísio e Jefferson Peres, entre outros. Dentre as instituições cita a União Nacional dos Estudantes-UNE e a Universidade de Brasília-UnB, pelas suas lutas no campo político, e a Companhia Vale do Rio Doce, em virtude do seu processo de privatização.

O Autor faz um exercício de fé no país, ao mesmo tempo em que concita a sociedade para continuar a luta pelo próximo, para que o Estado faça o seu papel de inclusão dos seus cidadãos menos favorecidos, em nome da justiça e da paz social.

Para atingir este objetivo é preciso antes de tudo resgatar ou desenvolver valores e referências que só se incrementam nas famílias, na escola e na Igreja. Este é o desafio do Estado brasileiro neste momento.

O Autor apresenta algumas sugestões para aperfeiçoar o Estado brasileiro e criar as condições para implementar as mudanças que o país precisa para enfrentar este desafio.

 Tais sugestões encontram-se no capítulo ?Um novo projeto de país?, onde o Autor explica que as mudanças necessárias não se restringem às reformas política, tributária, da previdência e do Poder Judiciário, mas principalmente às mudanças que ocasionem uma verdadeira reforma moral e ética de todos os segmentos de poder da sociedade brasileira.


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- 1964-1985: Viver É Muito Perigoso.
- Biografia De Anísio Teixeira (3): O Pensamento Do Autor E Sua Importância Para Nós
- Gilberto Freyre, Sérgio Buarque De Holanda, Caio Prado Jr. E A Historigrafia Brasileira - Parte I
- Aparelhos Ideológicos De Estado
- Formação De Professores: Pedagogia Da Qualidade
- Educação, ética E Cidadania: A Contribuição Da Atual Instituição Escol
- Pais De Volta à Escola

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online