PUBLICIDADE

Página Principal : Política


O Que Você Sabe Sobre Os Nossos Presidentes?



Prudentes de Morais governou de 1894 a 1898 e foi o primeiro presidente civil eleito diretamente pelo povo.

 Artur Bernardes venceu Rui Barbosa na eleição presidencial de 1919. o grande jurista, político e intelectual baiano não sobreviveu muito após esta ultima derrota. Morreu em 1923, recebendo por parte do povo e das autoridades homenagens dignas do presidente que ele não chegou a ser.

 Campos Sales, antes de tomar posse, negociou com banqueiros internacionais um acordo que estabelecia a suspensão temporária do pagamento da divida externa. A divida foi contraída no período do império.

 Ernesto Geisel usou as palavras ´´lenta, segura e gradual`` para definir a a redemocratização e anunciar medidas para o país atingir este objetivo. Geisel descreveu assim seu projeto de abertura para o país, mas decretou cassações e outros atos arbitrários, como a Lei Falcão, que impediu o debate político nos meios de comunicação.

 Carlos Luz foi o governo que teve o governo mais curto do Brasil. Presidente da Câmara dos deputados,  Luz foi empossado em 09 de novembro de 1955, substituindo Café Filho que tivera um enfarte cinco dias antes, e deposto três dias depois pelo Ministro da Gerra Marechal Henrique Teixeira Lott, que se antecipou a um suposto golpe de estado para impedir a posse do presidente Juscelino kubitschek.

 O mineiro Afonso Pena, que assumiu a presidência em 1906, morreu no exercício do cargo em 14 de junho de 1909. Nilo Peçanha completou seu mandato.

 Café filho, a exemplo de Nilo Peçanha assumiu a presidência com a morte de Getulio Vargas e governou até 03 de novembro, quando se afastou por motivos de saúde. Dias depois, anunciou a intenção de voltar, mas o Congresso declarou seu impedimento.

 Garrastazu Médice era o presidente do Brasil quando a Seleção foi tri-campea do mundo no México. Garrastazu Médice assumiu a presidência em 31 de outubro de 1969, após dois meses de governo de uma junta militar. Em seu governo, em plena época do ´´milagre econômico,`` mas também de endurecimento politic, slogans como ´´Brasil, ame-o ou deixe-o `` e ´´Pra  Frente Brasil `` marcaram a campanha vitoriosa da Seleção de Pele, Tostão, Gerson, Jairzinho e Rivelino.

 Eurico Gaspar Dutra, era o presidente quando o Uruguai foi o campeão em Maracanã. Castelo Branco era presidente quando a moeda brasileira mudou-se nome e perdeu três zeros. Castelo Branco foi apenas um dos cinco presidentes que promoveram o corte de três zeros e mudança no nome da moeda. Os outros foram Getulio Vargas, Jose Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco por duas vezes.

 O Marechal Hermes da Fonseca, sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, foi o oitavo presidente do Brasil.

 José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, é autor de vários livros, entre eles os contos de ´´ Marimbondos de Fogo.``

 Nereu ramos, advogado, assumiu em 11 de novembro de 1955 e governou, sob o estado de sítio, até a posse de Juscelino.

 Juscelino Kubitschek governou sob o presidencialismo. O único período parlamentarista, de 01 de setembro de 1961 até 06 de janeiro de 1963; seguiu-se a renuncia de Jânio  Quadros , quando assumiu como interino o presidente da Câmara Ranieri Mazilli.

 Jânio Quadros governou de 31 de janeiro a 25 de agosto de 1961, um período curto, porém maior que o de outros presidentes.

 João Goulart era o presidente quando Tancredo neves exerceu o cargo de Primeiro- Ministro eleito pelo Congresso.

 Deodoro da Fonseca, após dissolver o Congresso em 03 de novembro de 1891, foi  forçado a renunciar no dia 23 do mesmo mês. Num movimento legalista apoiado pelo vice, Floriano Peixoto.

 Costa e Silva deveria ser o presidente durante a Copa  de 70, mas uma trombose o obrigou a afastar-se da presidência em 31 de agosto de 1961, quando foi substituído por uma junta militar.

 Delfir nunca foi presidente. Se tornou ministro de costa e silva, quando o cruzeiro novo já existia.

 Aureliano Chaves, apesar da vontade para suceder joão Figueiredo, não passou do cargo de vice-presidente.

 João Goulart tomou posse com um gabinete parlamentarista que durou até janeiro de 1963,  quando houve um plebiscito nacional em 80% de apoio ao presidencialismo.

 Fernando Collor, diante da aprovação do impeachment pela Câmara com 441 votos a favor, 38 contra e 23 ausências,  tentou impedir o julgamento do Senado, certo de sua derrota, renunciando, em bilhete manuscrito lido por seu advogado na abertura da sessão em que seria julgado. Itamar Franco não pode fazer qualquer negociação relativa à dívida externa antes de tomar posse porque só se tornou presidente em virtude da renuncia de Fernando Collor, de quem era o vice.


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Revolução De 30
- Mega Memória -américa Latina ? Política De 1959 A 1995
- Brasil, 509 Anos ? Democracia Frágil
- A Ditadura Militar & O Ai-5
- República
- Http://pt.wikipedia.org/wiki /luiz_in%c3%a1cio_lula_da_si Lva
- Presidentes ? Janio Quadros

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online