Barack Obama
Barack Obama é o 44º presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Terca-feira, aquando a tomada de posse, Obama fez apelo a uma "nova era de responsabilidade".
O centro do discurso foi um apelo a "nova era de responsabilidade", onde os americanos abracem as tarefas que têm para com o seu país e o mundo.
Este foi um aviso de que os anos que virão pedirão trabalho árduo e sacrifícios. Obama parece acreditar que essas duas coisas ajudarão a renovar o sentido de identidade dos EUA.
O ex-senador disse ainda que os eleitores optaram pela «esperança em vez do medo» ao escolherem-no, mas lembrou que assume a liderança do país enfrentando «desafios que são reais» e que «não serão vencidos no curto prazo (...) mas serão vencidos».
Não tolerar a indiferença
O novo presidente durante o seus discurso acabou por definir o seu ponto de vista sobre o resto do mundo, afirmando que os EUA não podem continuar a tolerar "a indiferença ao sofrimento fora de suas fronteiras", nem podem a "consumir as reservas do mundo sem considerar os efeitos disso".
Quando falou sobre o poder militar americano, Obama escolheu palavras como "prudência", "humildade" e "moderação".
Contudo, segundo a BBC, já anteriormente George W. Bush havia prometido uma política externa "humilde".
Discurso emblemático
Já no final do discurso, o presidente dos EUA, afirmou que o seu pai não seria atendido num restaurante há menos de 60 anos por ser negro. Não obstante, o filho desse homem agora pode ser o presidente do país.
Obama sempre tentou evitar ser definido pela cor da sua pele, preferindo que o seu tempo na Presidência dos EUA venha a ser recordado pelos seus feitos e não apenas por quem ele é.
Segundo a BBC, o discurso foi caracterizado por frases de grande impacto, como a do discurso de Kennedy ("não pergunte o que o país pode fazer por si, mas o que você pode fazer pelo seu país") ou de Franklin Roosevelt ("a única coisa que devemos temer é o próprio medo").
Pois Obama proferiu que "o mundo mudou, e nós precisamos mudar com ele" e ainda "uma nação não pode prosperar quando favorece apenas os prósperos".
Veja mais em: Política
Artigos Relacionados
- As Frases Que Marcaram O Discurso De Tomada De Posse De Barack Obama
- A MÃo Preta De Obama
- Barack Obama E Eu
- Barack Hussein Obama
- A Era Bush
- A Audácia Da Esperança
- A Era Obama