PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Resumo do Discurso de Tomada de Posse de Barack Obama



?Nova era de responsabilidade?


Barack Obama

Barack Obama é o 44º presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Terca-feira, aquando a tomada de posse, Obama fez apelo a uma "nova era de responsabilidade".


O centro do discurso foi um apelo a "nova era de responsabilidade", onde os americanos abracem as tarefas que têm para com o seu país e o mundo.


Este foi um aviso de que os anos que virão pedirão trabalho árduo e sacrifícios. Obama parece acreditar que essas duas coisas ajudarão a renovar o sentido de identidade dos EUA.


O ex-senador disse ainda que os eleitores optaram pela «esperança em vez do medo» ao escolherem-no, mas lembrou que assume a liderança do país enfrentando «desafios que são reais» e que «não serão vencidos no curto prazo (...) mas serão vencidos».



Não tolerar a indiferença


O novo presidente durante o seus discurso acabou por definir o seu ponto de vista sobre o resto do mundo, afirmando que os EUA não podem continuar a tolerar "a indiferença ao sofrimento fora de suas fronteiras", nem podem a "consumir as reservas do mundo sem considerar os efeitos disso".


Quando falou sobre o poder militar americano, Obama escolheu palavras como "prudência", "humildade" e "moderação".


Contudo, segundo a BBC, já anteriormente George W. Bush havia prometido uma política externa "humilde".



Discurso emblemático


Já no final do discurso, o presidente dos EUA, afirmou que o seu pai não seria atendido num restaurante há menos de 60 anos por ser negro. Não obstante, o filho desse homem agora pode ser o presidente do país.


Obama sempre tentou evitar ser definido pela cor da sua pele, preferindo que o seu tempo na Presidência dos EUA venha a ser recordado pelos seus feitos e não apenas por quem ele é.


Segundo a BBC, o discurso foi caracterizado por frases de grande impacto, como a do discurso de Kennedy ("não pergunte o que o país pode fazer por si, mas o que você pode fazer pelo seu país") ou de Franklin Roosevelt ("a única coisa que devemos temer é o próprio medo").


Pois Obama proferiu que "o mundo mudou, e nós precisamos mudar com ele" e ainda "uma nação não pode prosperar quando favorece apenas os prósperos".






Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- As Frases Que Marcaram O Discurso De Tomada De Posse De Barack Obama
- A MÃo Preta De Obama
- Barack Obama E Eu
- Barack Hussein Obama
- A Era Bush
- A Audácia Da Esperança
- A Era Obama

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online