PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Onu _ Carta de Princípios



Como uma tentativa de reordenação política, a ONU foi criada com o objetivo de promover a paz e a segurança no mundo e também promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, socais, culturais e humanitárias.

 Representantes de 51 paises, reunidos em San Francisco, EUA, em 1945; aprovaram uma carta de princípios, composta por 111 artigos. O objetivo do documento seria orientar as ações da entidade no mundo do pós-guerra.

 Sediada em Nova York, a ONU substituiu a liga das nações, criada após a Primeira Guerra Mundial. De seus vários órgãos, os mais importantes são a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.

 A Assembléia Geral congrega as delegações dos paises membros e faz uma reunião por ano, podendo haver sessões de emergência; mas não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas faz recomendações.

 O Conselho de Segurança é o órgão de maior poder da ONU, formado por delegados de 15 países membros, dos quais cinco são permanentes e dez eleitos a cada dois anos.

 O poder da entidade está concentrado nas mãos dos membros permanentes, que têm poder de veto. Qualquer decisão só é adotada na prática se houver consenso entre as cinco potencias: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia que, substitui a extinta União Soviética.

 O Conselho pode investigar disputas e conflitos internacionais ou dentro de um país, propor soluções visando acordos de paz e adotar sanções que vão desde o corte das comunicações ou das relações diplomáticas até o bloqueio econômico e, em ultimo caso, pode autorizar o uso de força militar.


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Fmi ? Fundo Monetário Internacional
- G7 ? Grupo Dos Sete
- Bird ? Banco Internacional Para Reconstrução E Desenvolvimento
- Bid ? Banco Interamericano De Desenvolvimento
- Relaçõs Políticas Entre Brasil E Arábia Saudita
- Urss _ O Fim Da Superpotência
- Ocde ? Organização De Cooperação E Desenvolvimento Econômico

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online