PUBLICIDADE

Página Principal : Política


A Reforma Protestante



A IGREJA EVANGELICA E O ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO

Já se foram os tempos em que a igreja evangélica era vista como ? protestante? no sentido estrito da palavra, pois hoje, no Brasil, o evangelho se fortaleceu de tal sorte, que podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que e a denominação religiosa mais freqüentada e praticada em nosso país, que ainda sofre com os resquícios da colonização portuguesa.

Ora, a igreja evangélica não surgiu como alternativa, e sim como uma renovação iluminista, desde os tempos de Marinho Lutero, o reformador da igreja, uma igreja que inquisicionava e ancorava o medievalismo dos senhores feudais e seus reis.

No Brasil, as igrejas evangélicas, se classificam em três forças: as tradicionais, as pentecostais e as Neopentecostais, originando se uma da outra respectivamente.

No Brasil, em todas as cidades, em suas praças centrais, encontra-se uma igreja católica, e em tempo em tempo, bate-se o sino desesperadamente, dizendo ao povo, Estou aqui!!!

Com a constituição de 1988, o Brasil começara a mostrar o iluminismo em sua Carta Magna, pois no Preâmbulo de nossa constituição, eis os seguintes dizeres:

?Nos, representantes do povo brasileiro, reunidos em assembléia nacional constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos morais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte constituição da Republica Federativa do Brasil?.

Se por outro lado, as igrejas Não-evangélicas também exercem essa função social, exercem até como função principal, pois elas carecem de doutrinas e ensinamentos aos seus jovens, que no mundo da criminalidade, a representatividade é grande e gritante, para um povo, que os seus pais levam os seus filhos a praticar todos os procedimentos religiosos como uma habilitação da religião e na como a edificação de um homem, de um povo ou de uma nação.

Enquanto, que a igreja evangélica deve ocupar esse vazio na sociedade, de uma sociedade pluralista, em enraizar valores primordiais da vida.

Voltando a sociedade pluralista, temos um exemplo marcante, na nossa cultura: em 1970, a seleção de Pelé, ao agradecer o seu triunfo no mundial, agradeceu a ave Maria, já a seleção de Felipe Scolari, agradeceu de forma pluralista, bem como diz a carta magna, metade de católicos, agradecia da maneira que eles exercitam sua fé, mas, a outra metade, louvava a Jesus, como o único Deus, com Aleluias e glorias a Deus.

Hoje, o Brasil, possui mais de 80 deputados na câmara federal, uma demonstração de forca do povo evangélico, no tocante a política, a religião em si, na economia, em todas as camadas sociais e profissionais.

Pois, a pluralidade de nossa sociedade e tão rica, que ao mesmo tempo, que se fala em pluralidade, singelamente e felizmente existe somente um Deus, o mesmo Deus invocado pela Constituição e de nossa Republica, é o mesmo Deus invocado pelos evangélicos nas suas respectivas igrejas, lares e corações.

Pois, a desconfiança é tão grande, que uma gentileza que antigamente era vista como gentileza, hoje as pessoas enxergam com outros olhos, as más intenções ou interesses alheios.

Por isso Oh! povo de Deus, confiem nas pessoas como elas são, tanto em suas ações e atitudes, para fazer de um Brasil, um país digno de ser um país?nação?pátria, um país que tenha como Deus, como o único Salvador.

Jesuel Mariano da Silva



Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Na Democracia, Todos Devem Fazer A Sua Parte
- Curiosidades Sobre A Santa Igreja CatÓlica
- Existe Preconceito Religioso ?
- Ideia Monopolista Da Igreja Catolica
- EvangÉlicos Neopentecostais: Um Crescimento Vertiginoso E Perigoso
- História Da Evangelização Do Brasil
- Pastor Ademir Pereira Da Silva

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online