PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Repesentação X Partidos



O aumento da população mundial impôs a representação política nos diversos países. Nas antigas cidades-estados gregas, o próprio povo administrava, julgava e legislava. Entretanto, o considerável aumento populacional tornou impossível a democracia direta. Assim, o único meio para que os cidadãos pudessem ser ouvidos seria por mandatários, escolhidos democraticamente pelo próprio povo. Surge então, a representação política ? os partidos políticos.

  Nas eleições inglesas e americanas, apenas dois partidos almejam o poder. Na China tem-se um só partido ? fato que não significa, obrigatoriamente, ausência de democracia. Já no Brasil, as inúmeras agremiações partidárias torna improvável fazer-se um prognóstico sobre quantidade.

  Essa diversidade partidária brasileira é conseqüência de um país em formação; não há dois pólos contrários, mas sim, vários. E isso tem um efeito catastrófico, devido à falta de valores éticos pela maioria da população.

  Para governar, o governo precisa formar uma base parlamentar. Para isso, terá de conseguir apoio de outros partidos, mesmo que estes tenham ideologias contrárias e isso, infelizmente, é feito por troca de favores, e a corrupção sistêmica é inevitável.

  A disputa já firmada entre PT e PSDB poderá ser um prelúdio da bipolaridade partidária brasileira.


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- ?como Se Governa O Brasil: O Debate Sobre As Instituições Políticas E Gestão De Governo?. Revista Da
- O Conceito De Democracia Indireta
- A Democracia Em Portugal
- Partidos Políticos
- Eleições Americanas
- Brasil, 509 Anos ? Democracia Frágil
- Delta07

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online