PUBLICIDADE

Página Principal : Política


A corrida pela bomba atômica: a busca pela arma definitiva



Início do século XX, os pesquisadores mais experientes e ilustres, como Marie Curie, Ernest Rutherford, Niels Bohr e Albert Einstein, haviam aberto o caminho no início do século com a descoberta da radioatividade do rádio, a descrição do núcleo do átomo e do elétron e, evidentemente, a teoria da relatividade. Em 1932 foi comprovada a existência do nêutron.

Na Alemanha de Hitler, a economia, a indústria e a pesquisa militarizaram-se progressivamente, isolando-se do mundo exterior.

Um documento foi assinado pelo próprio Albert Einstein e entregue a Roosevelt no dia 11 de outubro de 1939, cinco semanas depois do início da guerra na Europa. A carta informava sobre a possibilidade de desenvolver a bomba atômica e alertava sobre o suposto estado adiantado das pesquisas na Alemanha.

Em março de 1940, dois físicos nucleares exilados na Inglaterra, Otto Frisch e Rudolf Peierls, enviaram ao conselheiro científico do Ministério da Aviação britânico, sir Henry Tizard, um memorando no qual mencionavam, pela primeira vez, a possibilidade de construir uma super-bomba produzindo uma explosão equivalente a mil toneladas de dinamite.

Soube-se na primavera de 1940, que agentes alemães haviam tentado comprar dos noruegueses toda sua produção de água pesada, que só poderia servir para a fabricação da bomba.

O presidente Roosevelt morreu no dia 12 de abril de 1945, deixando para seu vice, Harry Truman, o maior segredo dos Estados Unidosmorreu no dia 12 de abril de 1945, deixando para seu vice, Harry Truman, o maior segredo dos Estados Unidos. Após meses de discussão, o governo americano decidiu lançar a bomba atômica sobre o Japão. Acima, o bombardeio de Nagasaki em 9 de agosto de 1945. Sabemos o que veio depois...



Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Relatividade ? Que Teoria é Essa?
- O Primeiro Ataque Nuclear
- 2ª Guerra Mundial
- Mega Memória ? Mc Carthey
- Segunda Guerra Mundial E Os Estados Unidos
- A Maior Explosão Antes Da Era Atômica
- O Besouro De Hitler

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online