PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Politica



        Política é uma ciência social porque sistematiza cientificamente as relações de poderes da pessoa humana, e um conceito bastante manobrável da política é um processo de interesses transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos à formulação de decisões efetivas, isto é, que vinguem e, deve estar relacionada com a coletividade.A política é alguma forma de exercício de poder e, um conceito bastante interessante de poder dos americanos é " a capacidade de influenciar o comportamennto de outrem" ,portanto, há uma relação entre quem manda e quem obedece. Num ato político há um interesse de infuenciar ou modificar o comportamento de uma pessoa e, uma decisão de efetivar esse interesse.

         Política, etimologicamente, veio de pólis (cidade) desse modo, refere-se a vida pública isto quer dizer que o processo político se refere a coletividade, posso citar uma exemplo: Quando a decisão de um marido sobressaí a de sua esposa sempre, ou seja, a mulher é submissa naquela relação amorosa, por si só não é político, mas quando vários casais, às mulheres são submissas e, estas se reúnem para contestar essa situação de submissão, logo, é um ato político.O objetivo da política é o bem-estar geral.

          A política se relaciona com Estado também,que é uma organização da sociedade e, que surge na diferenciação de governantes e governados e a institucionalição dessa diferenciação. Para Rosseau e Thomas Hobbes o Estado é um contrato social entre governantes e governados, para Jonh Locke o Estado surge a partir da vida civil e deve existir um liberalismo político entre os indivíduos, o Estado só poderia intervir caso se tornasse um conflitos entre os indivíduos e também antecipou Montesquieu na separação dos três poderes.

          Aristóteles dizia que o Estado precisavam de três elementos para a sua existência que era constituição, povo e território. O elemento principal da existência do Estado era o povo. Desse modo quero fazer uma distinção do conceito de Estado e nação, esta é um conceito cultural e aquele é uma organização política e jurídica, num Estado pode haver mais de uma nação posso citar o exemplo do Canadá que é um Estado binacional (cultura inglesa e francesa) e uma nação pode não ter um Estado, como os judeus antes de 1948.

            Para terminar um assunto bem amplo como o da política quero lhes dizer que todos nós somos políticos, destarte política NÃO SE REFERE A "MUITA SUJEIRA" como afirma o senso comum, mas sim o bem comum de todos e de cada um. "O HOMEM É, ESSENCIALMENTE, POLÍTICO" citando a frase de Aristóteles.




Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- A Política
- Sociedade- Um Dos Elementos Do Estado
- Que Coisa é A Política
- Da Origem Do Estado. In: A Política
- Diferenças Entre O ?despotismo? E O Poder Político. In: A Política
- O Conceito De Regime Político
- O Conceito De Povo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online