PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Discurso de Danton á Convenção após a sua Condenação




Os deputados designados para a acusação compareceram ao tribunal,na sessão localizada na sala da liberdade,na sessão do dia 13,com 5 individuos acusados de cumplicidade naquelas mesmas conspirações.Eis os nomes,idades,e qualidade dos 14 réus,que de acorado com o decreto e a queixa crime do acusador público,são acusasdos de cumplicidade conde Orléans Dumouriez,e outros inimigos da república de terem partido da conspiração que visasda restabelecer a mornarquia,destruir a representação nacional,o governo repúblicano,ctc...

Fabre D`Eglantine,Chabot,Camile Desmoulins,Héralt de Séchellis,G.J.Danton,de 34 anos nascido em D´arcis-Sur-Aube aqui presente,advogado e deputado á convenção.

(...)Danton interrogado sobre sua idade,nome e endereço,respondeu:¨Minhamoradia muito em breve será o nada,quanto ao meu nome,vós o encontrareis no panteon da história¨.

Minha voz que,se fez ouvir em prol da causa do povo,para apoiar defender seus interesses,não terá problema de repelir a calúnia.Os covardes que me caluniam,ousariam me atacar frente á frente?Que se mostrem,e u os cobrirei dfe ignominia,do opróbio que os caracteriza.

Eu jádisse e repito: em breve o meu domicilio será o nada,e meu nome estará no Panteon.Minha cabeça aquoi está!.....Ela responde por tudo!....A vida me pesa,e se faz tarde minha liberação.....

A audácia individual sem dúvida pode ser reprimida,e jamais ela foi usada para me atacar;mas a audácia nacional da qual eu tantas vezes dei o exemplo,com relação a qual eu tantas vezes servi a causa pública,este tipo de audácia é permitido ela é mesmo necessária na revolução,é desta audaácia que me orgulho.

Danton revindicou seu papel de de liderança na revolução,seu papel de tribuno do povo nas horas trágicas,encarregando de unificar o povo,pelo magnetismo de sua eloquencia,na defesa da revolução.



Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Revolução De 30
- A Revolução Praieira
- O Livro Vermelho
- Um Velho Cansado De Ser Brasileiro
- A Audácia Da Esperança
- Revolução Francesa
- Nem Tudo Está Perdido

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online