PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Soluções que nãopodem esperar



As graves denúncias envolvendo o Senado Nacional e algumas das notórias figuras do cenário político, comprovam uma distorção de autoridade em nosso país. Ultimamente, são freqüentes e irritantes os casos de corrupção e abuso de autoridade. Embora este tipo de afronta ocorra em todo o mundo, há uma diferença substancial: lá fora, os suspeitos são julgados e, se condenados, exemplarmente punidos.

No cenário nacional, o prestígio e uma grande teia de influências garantem impunidade. Algumas figuras se consideram e exigem ser tratadas como se fossem cidadãos especiais, regidos por códigos de normas particulares.

Lamentavelmente, o poder transforma as pessoas. Faz sentido a reflexão de que a idoneidade de uma pessoa pode ser facilmente avaliada, quando esta se encontra no poder. Em qualquer segmento da sociedade, o sujeito tende a se colocar acima das normas, seduzido pelos privilégios que o cargo oferece.

Na mentalidade indígena, chefe não é para mandar, mas sim, para dar exemplos à tribo. Na tradição adotada pelos índios do Xingu, o cacique é o que mais trabalha, o que mais serve e o que mais anima. Dessa forma, o cacique possui clara consciência de sua responsabilidade ao assumir o cargo. Sabe que não lhe é permitido desapontar os seus companheiros, seria vergonhoso demais para ele e extremamente desastroso para toda a tribo. É evidente que, por uma questão coerência, impune não ficaria. Assim, escolher bem o chefe, é assegurar uma sobrevida digna para a tribo. E tal exemplo deveria ser seguido pela sociedade de forma geral.



Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Guerra Do Fogo
- Sistema Político Sul-coreano
- O Que É LideranÇa?
- Foro Por Prerrogativa De FunÇÃo: PrivilÉgio Ou Garantia
- A Política -aristóteles
- O Direito Como Fenômeno Social
- Os Índios Maxacalis

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online