PUBLICIDADE

Página Principal : Política


Pac - Programa de Aceleração do Crescimento



O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi lançado pelo presidente Lula em janeiro de 2007 e visa acelerar o crescimento do país, o programa consiste na criação de infra-estrutura para que esta possibilite o desenvolvimento de determinado local, a criação da infra-estrutura necessária a cada região acarreta maior produtividade de empresas privadas, o que estimula o investimento por parte destas empresas, além disso a infra-estrutura supri necessidades da população e de seus empreendimentos. Além dos investimentos publicos em infra-estrutura, a segunda parte do programa destina investimentos na ampliação de crédito, o que novamente estimula o investimento por parte da empresas privadas já estimuladas com a maior produtividade devido ás possibilidades geradas pela infra-estrutura criada.

O dinheiro destinado ao PAC vem do governo federal, das estatais federais e do setor privado. A criação de infra-estrutura se divide em três áreas, sendo respectivamente beneficiadas com maior parcela de investimentos: a infra-estrutura energética, a infra-estrutura social e urbana e a infra-estrutura de logística. Há quem fiscalize o que está sendo feito, é o Cômite Gestor do PAC (CGPAC), um cômite que se reúne semanalmente.

Criticas ao PAC

A critica que mais me chamou a atenção foi o fato do programa investir em infra-estruturas que favorecem as industrias de base (industrias que trabalham com matéria prima), o que desenvolve a exportação de bens sem valor agregado, ou seja, de bens brutos, matérias primas e não produtos finalizados com valores agregados como qualidade, conveniência, fácil utilização e satisfação do consumidor.


Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- Pac - Programa De AceleraÇÃo De Crescimento
- Brasil, Um Dos Países Mais Atractivos Da América Latina Para Investimentos
- Fundo Europeu De Desenvolvimento Regional
- China Investe Em Mianmá Para Garantir Abastecimento De Petróleo
- União Soviética _ Transformações Políticas E Econômicas
- O Investimento Em Portugal E O Investimento Português No Estrangeiro.
- Desemprego: Um Retrato Da Desigualdade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online