PUBLICIDADE

Página Principal : Política


A DEMOCRACIA



 

DEMOCRACIA

Em termos correntes, a Democracia, como sistema político, não tem adversários à altura. È um sistema que pretende favorecer o colectivo, exigindo dele (colectivo) um comportamento de respeito por si próprio, de respeito pelo próximo, de prática da solidariedade, de comportamentos e atitudes de honra, na tentativa da conquista do bem estar social.

Não tenho dúvidas nenhumas que a Democracia é o sistema político indicado para fazer funcionar o regime Socialista, um sistema que não envergonha o homem mas sim que o dignifica.

Poder expressar a sua vontade e submetê-la a escrutínio num contexto universal ou local, é uma possibilidade nobre de confiarmos uns nos outros, ou seja, é dizer que os poderosos aceitam no seu seio os menos favorecidos.

O sistema político democrático, está testado há milhares de anos e se não tem conseguido obter os seus propósitos, a culpa não lhe pode ser assacada uma vez que não tem vida própria e a força que lhe advém como sistema político, reduz-se a um corpo de instruções escritas num papel, facilmente manipuláveis.

O problema a atacar não é o sistema político democrático mas sim os executores que, começando por eles próprios, não são democráticos, isto é, não respeitam a lei nem se respeitam a si próprios.

Nas instituições de ensino, começam as primeiras injustiças que obrigam o homem a cometer iguais injustiças, porque a batalha tem de ser travada num plano de igualdade. Se o professor não prepara as matérias e exige, os alunos respondem nos testes com o auxílio de cábulas porque as matérias não lhes foram ministradas. E o descalabro começa aqui.

Segue-se a vida profissional onde a luta pela promoção das desigualdades já se instalou e as injustiças não param de aumentar. O sistema democrático não tem poder nem controlo da situação e empresta o seu nome a uma situação de drama que aparentemente defende o aumento do fosso entre os directores e os operários, ou seja, entre os geradores da riqueza, o operariado, que actua como elemento de suporte da instituição ou fábrica, que tem o papel de produzir a baixo custo para que os negociadores, façam entrar parte das mais valias nos seus bolsos e ainda lhes ser disponibilizado bons meios de locomoção, de habitação, de alimentação, em suma, de bem estar social para todos os seus.

Quando o Presidente Wilson disse, no decurso da 1ª Guerra Mundial, para que o mundo se preparasse para a Democracia, surgiram as ditaduras. A Democracia ou o sistema democrático, pretende respeitar a vontade de todos o que, a acontecer, vai brigar, forçosamente, com os benefícios da classe dominante, que os defende intransigentemente e com as armas que dispõe, bélicas incluídas, se preciso for.

O que faz falta ao sistema democrático para se fazer impor é ganhar autoridade suficiente perante os destinatários a que se direccionam as normas porque se rege. Se não conseguir é um sistema enxovalhado, falhado, sem personalidade porque permite o sim quando devia ser não e vice versa.

Como em muitos outros aspectos da vida, a intervenção do homem é destruidora e prejudica a harmonia nos comportamentos, que deveria constituir a base das relações humanas e do bem estar social.

Quanto mais conheço os homens mais gosto dos cães, disse Victor Hugo.

O desacerto da democracia está explicado aí, parece-me. 

SOUSAFARIAS




Veja mais em: Política

Artigos Relacionados


- ?como Se Governa O Brasil: O Debate Sobre As Instituições Políticas E Gestão De Governo?. Revista Da
- A Democracia Em Portugal
- Capitalismo E A Liberdade Iii
- Problemas Estruturais Do Estado Capitalista
- O Conceito De Democracia Indireta
- Neosistema Quais Coisas Importantes.
- Mundo Clássico - O Pai Da Democracia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online