PUBLICIDADE

Página Principal : História


O rei da grana



O escocês John Law era extravagante a ponto de ser considerado vigarista pelo Rei Luiz XIV da França.
Órfão de pai, de família abonada, John se mudou para Londres na juventude, recebia uma bolada mensal da mãe. Descontraído e de grande lábia, fazia conquistas fáceis entre as damas malcasadas.
Maior que a paixão pelas mulheres era o gosto pelo jogo, que lhe rendeu dividas e uma temporada na cadeia. Onde ele estudou a fundo tratados de probabilidade e de finanças.
A situação financeira da Europa de então era propícia para que um sujeito astuto e não muito ético, como John, prosperasse.
Para unificar a babel financeira, John propôs a criação de um banco estatal centralizador. ?Não existe país forte sem banco forte?, dizia. A um passo de se tornar o Senhor das finanças inglesas, em 1964, matou um sujeito num duelo. Foi condenado à morte, mas fugiu até hoje não se sabe como.
Na França ficou amigo de Felipe, Duque D?Orléans, sobrinho do Rei Luiz XIV. Quando o Rei, que detestava Law, morreu, em 1715, Felipe foi nomeado regente do reino (até que Luís XV, então com 05 anos, atingisse a maioridade). E deu um presentão para o amigo, o comando do Banque Genérale, o grande sonho de John.
John começou a especular financeiramente, e para cobrir rombos convencia Felipe a emitir mais papel-moeda.
Mais eles foram descobertos por financistas da época. A coisa ficou feia para o lado dele que teve de fugir da França, em direção a Veneza. Lá ele tentou se estabelecer, sem sucesso. Morreu de pneumonia em 1729 totalmente desacreditado.Escreva seu resumo aqui..


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Danças Com Lobos
- Meu Pai, Uma Lição De Vida
- As Origens Das Santas Cruzadas E Dos Cavaleiros Templários
- Zorro Desmascarado
- Os Capetos
- Filmes Para CapacitaÇÃo Docente - Parte Iii
- Vicente De Paula, Luís Xiv E A América

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online