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Marketing de Conveniência



Já dizia Michel Porter, as unicas formas de você obter vantagem competitiva são: por um diferencial que o seu produto ou serviço apresente ou pela prática de preços baixos. Porém, aprofundando-se nos estudos de marketing, percebemos que é bastante interessante fazer uma análise mais próxima da realidade do mercado onde se quer atuar, observando e registrando os ações dos stackholders ( todos os agentes que atuam nesse mercado: fornecedores, clientes, concorrentes, parceiros, governo, comunidade, etc.). A partir dessa análise precisa e identificando as ações desses agentes, é possível posicionar o seu produto/serviço e associa-lo ao potencial de obter evidencia junto aos seus possíveis clientes. Uma vez atribuido e entendido os papeis de consumidor ou usuário, influenciador e pagador de seu produto é possível definir a estratégia de ataque na direção de seus objetivos. Uma vez definida a estratégia de comunicação para divulgação de seu produto e colocada em prática, poderemos fazer o acompanhamento e as primeiras avaliações, montando então uma escala de posicionamento da seguinte forma: as figuras: lead, prospect, client e brand advocate nesta mesma ordem como - um possivel candidato a consumir meu produto, um candidato interessado em meu produto, um candidato experimentador do meu produto e um defensor ou advogado da minha marca. Essas informações são basicas para quem pretende montar um negócio com um minimo de consciência.


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