PUBLICIDADE

Página Principal : História


Brasil na Segunda Guerra-2ª parte



Primeiramente o Governo de Vargas solicita aos Estados Unidos um empréstimo de 200 milhões de dólares para ser investido na construção da Usina Siderúrgica em Volta Redonda. Como neste momento, Os Estados Unidos ainda não estava liderando a guerra, mas em troca destes empréstimos queria a ajuda militar do governo brasileiro e esta colaboração seria na exclusividade de pontos estratégicos no brasil servindo de base militar para os Estados Unidos.
Nesta perspectiva, o local estratégico para a fixação das bases militares foi o Nordeste Brasileiro devido à distância do litoral brasileiro até os países da Europa. Os Estados Unidos com preocupação de que esta área podia ser invadia por tropas alemãs justificava ao governo brasileiro que a soberania podia ser afetada.
O discurso de Getúlio mudava constantemente de acordo com as alianças diplomáticas dos países como foi em junho de 1940, a qual discursava em Minas Gerais e disse que defendia o pan-americanismo, mas no mesmo discurso dizia que elogiava as grandes nações organizadas no sentimento da pátria. Nessas intermediações Vargas deixou transparecer no seu discurso o apoio que seria dado as Forças do Eixo, e isto,se configurou como uma grande ameaça aos planos dos Estados Unidos. Até mesmo Mussolini enviou um telegrama de admiração por Getúlio Vargas pela sua forma de expressar o apoio.
Sabendo das aspirações de Getúlio Vargas, os Estados Unidos tornou a política da Boa Vizinhança mais firme com os países latino-americanos e com o interesse de tornar o Brasil com forte apoiador das Forças Aliadas. Mas, isto foi uma discussão que para obter sucesso teria que fornecer para o governo brasileiro o empréstimo para construção da usina de Volta Redonda.
Em 25 de junho de 1940, o governo argumenta que o Brasil tinha a necessidade de um fortalecimento econômico e militar. A Alemanha para não perder este começo de apoio do Brasil encomendou uma transação econômica, no valor de 300 milhões de marco para ser investido na construção da Usina Siderúrgica.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Brasil Na Segunda Guerra- 1ª Parte
- Brasil Na Segunda Guerra-4ªparte
- Periodo Apos Ii Guerra
- Crise De 1929
- Guantánamo
- A Revolução Paulista
- Brasil, 509 Anos ? O Estado Novo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online