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MARKETING SIMPLIFICADO - Como fazer as coisas acontecerem de forma simples e rápida.
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Dicas de Marketing:
1. Prefira ser o ? primeiro? a ser o ?melhor?. Quando você e teu concorrente, estiverem sendo perseguidos por um tigre faminto, lembre-se de que você não precisa ser um campeão olímpico dos 100 metros razos; basta ser mais rápido que o concorrente.
2. Ache o ?seu lugar? onde poderá ser o ?primeiro?. Quando em visita a uma de suas províncias, conquistadas pelo Império Romano, perguntaram a César (imperador de Roma) se ele gostaria de ser o imperador daquela província, ao que ele respondeu: ?Prefiro ser o primeiro aqui, que o segundo em Roma?. Procure ser o primeiro em algo, nem que tenha de criar este algo.
3. Ser o primeiro significa: ser o primeiro na mente do consumidor e estar disponível no ponto de venda. Não adianta nada ele lembrar de você, mas não te encontrar (ou teu produto), quando quiser fazer a compra.
4. O produto é importante, mas você deve brigar pela ?percepção? que o cliente tenha do seu produto. Não basta que a esposa do rei seja honesta; ela deve aparentar honestidade.
5. Escolha x Oportunidade: Se você optar por uma alternativa, que é comprovadamente a melhor, automaticamente estará desistindo das outras. A escolha é como uma porta que você abre e entra; naturalmente as outras devem ser deixadas de lado. Não dá para ficar num ?entra e sai?.
6. Se optar por algo que não seja o melhor, saiba o ?por que?. Justifique para si e para os clientes. Exemplo: Possui esta aparência (feia) porque precisa ser seguro e robusto.
7. Se optar por algo muito bom, faça com que o cliente saiba os benefícios que terá com esta opção. Possui qualquer voltagem e portanto ... ; funciona em qualquer temperatura; etc.
8. Seja uma ?fortaleza? e não apenas uma trincheira. Tente ?invadir? e ?tomar posse?. Se puder associar mente do cliente, teu produto e nome da empresa, isto será imbatível. Comprar uma Gilette; tirar uma Xerox; etc. Não perca tempo tentando ?invadir? a fortaleza dos outros, ou seja, não perca tempo tentando associar tua imagem à fortaleza do concorrente. 9. Dualidade: Com o decorrer do tempo a briga será sempre entre os dois primeiros. a. Se você é o primeiro: inove, modifique, crie. Não se acomode nem fique com o ?rei na barriga?, pois o fracasso surge rapidamente. b. Se você é o segundo: inove, modifique e copie. c. Se você é o terceiro: copie. d. A cada aspecto forte do líder, encontre um aspecto forte do seu produto. Ao invés de se igualar no ponto forte do concorrente, procure outro ponto onde seja melhor. Por isso o líder precisa criar. Faça com que o cliente saiba disso.
10. Analise as tendências pois elas serão rentáveis sempre. Explore os modismos: eles serão rentáveis em curto prazo, mas lembre-se eles são como uma ?ducha fria?: entre e saia rapidamente. a. Reconheça o seu lugar e esqueça os ?bajuladores?, pois usa estratégia depende disso. Sendo o terceiro, não aja como o líder. Sendo o segundo, não aja como terceiro. Se for o líder, você é quem dá as cartas: vá em frente!
11. Especialize-se aceitando as mudanças e tenha flexibilidade.
12. Você não precisa ganhar todas as batalhas, mas deve ganhar a guerra. Ao lançar o produto, tenha paciência, mas não seja passivo. Isto é: dê tempo ao tempo e acompanhe cada fase, cada venda. a. O fracasso faz parte guerra empresarial ? se tudo foi feito corretamente e não deu certo, não tenha medo de ?sacrificar? o produto. b. Use um remédio para cada doença. Se você tem duas respostas para o mesmo problema, significa que:
i. O problema está mal formulado, pois um problema terá uma resposta única e não duas.
ii. Uma das respostas está errada. Ambas as respostas estão erradas.
iii. Todas as alternativas acima, ou seja você está perdido: não conhece o problema e muito menos a solução.
c. O importante é fazer as perguntas certas: isto mostra que você está pensando. Se está ?pensando? então está ?vivo?!
13. Dividir para conquistar (o primeiro lugar): Especialize o produto em sub-categorias.
14. Se você é o líder e domina a mente do cliente em um produto-empresa-mercado, pode lançar outros produtos da mesma marca, mas só se for para competir com o primeiro e este primeiro for reconhecidamente bom. Isto traz duas vantagens: se o outro é bom e vc também, não surgirão tantos aventureiros e o cliente saberá que vc deve ser ?respeitado? pois está competindo com alguém forte!
15. Você precisa de idéias e recursos adequados (dinheiro e pessoas). Se não tiver um deles, desista de ser o primeiro.
16. Não dá para ADIVINHAR, mas dá sempre para PREVER. Pessoas ajudam muito nisso: tenha os melhores.
17. Nem tudo o que os anúncios dizem é verdadeiro. Você ou seus concorrentes podem apresentar algo (bom ou ruim), mas que não é verdadeiro.
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