PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


A interatividade no contexto das novas mídias



ComunicaçõesInteratividade é um termo que ganhou expressão na contemporaneidade com a disseminação das novas tecnologias de comunicação e tem sido utilizado com opiniões muito diversas. É uma palavra da moda, circulando tanto no meio acadêmico quanto nas situações da vida diária.
Da forma como é utilizada nos meios de comunicação, Interatividade pode levar a vários significados, entre tantos outros, pode referir-se a: a) característica de um programa de televisão, no qual o espectador pode escolher, através de ligações telefônicas, num menu de três possibilidades, o final do enredo; b) um canal de televisão pay-per-view em que o assinante ?encomenda? a programação dentre as opções oferecidas por uma grade de programas; c) um programa de rádio onde é feita uma sondagem de opinião, através da exposição das opiniões de leitores via telefone; d) a possibilidade de trocar e-mails com o editor de uma revista online ou com outros leitores da publicação; e e) pode ser também um jogo de video game em que o jogador executa comandos de forma a agir como se fosse um dos personagens do jogo.
Pensar a questão da interatividade relacionada à mídia é uma tarefa complexa não só pela natureza do assunto em si, mas pelo contexto de velozes modificações no qual ele está inserido. O estudo deste assunto é de extrema importância principalmente por dois motivos: haver muita confusão e imprecisão na utilização deste conceito e tratar-se de um fenômeno muito importante em um cenário em construção.
O objetivo deste texto não é apreciar a questão em toda a sua complexidade, a proposta restringe-se a mapear algumas discussões acerca do assunto interatividade no contexto das novas mídias.
Na Comunicação (2), o diálogo interpessoal é uma forma de interação. Uma situação em que duas ou mais pessoas colocam-se em contato direto ou através de alguma mediação para participar de uma ação comum, onde todos os sujeitos envolvidos possuem o poder de agir. Para cada ação proposta corresponderá uma reação distinta, modificando o contexto do grupo.
Até aqui falou-se apenas em interação. Interatividade e interação teriam o mesmo sentido? A classificação acerca de interatividade e reatividade poderia quem sabe ser considerada como uma possibilidade para fundamentar discussões ou, simplesmente, rotular situações. Como determinantes da categoria interatividade haveria três fatores. Primeiro, trata-se de uma ação comum que ocorre entre dois ou mais agentes. Segundo, os agentes envolvidos devem ter capacidade igualitária de ação de modo a poder influir no incremento do processo. A ação de um deve servir como premissa para a ação de outro. Terceiro, refere-se a imprevisibilidade das ações.
Desta forma, situações que não considerasse os requisitos impostos acima, não seriam interativas e sim reativas. Pois a reatividade constitui-se de uma situação em que o poder comunicativo não está dividido de forma igualitária tornando a ação de determinado (s) agente(s) limitada em relação ao(s) outro(s) agente(s).


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- "atos De ReferenciaÇÃo Na InteraÇÃo Face A Face"
- O Cyberespaço E A Cybercultura
- Extensão Ou Comunicação
- Desenvolvimento Psicológico Segundo Vygotsky: Papel Da Educação
- A Comunicação Via Internet
- A Moral Na Era Virtual
- Comunicação

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online