PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


"E-learning": um conceito de sucesso




Numa sociedade com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, não há tempo a perder e cada segundo é precioso: tempo é dinheiro . O ? e-learning ? é um conceito relativamente recente, que veio responder um pouco a esta necessidade de mais e melhor, o mais rapidamente possível . Este processo aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da aprendizagem e da formação, quebrando a barreira espacio-temporal: o professor e o aluno podem cumprir as suas funções em espaços e tempos diferentes. As ofertas de cursos disponíveis na internet são mais do que muitas, no entanto a relação qualidade/preço é um factor determinante.
O site Expressoemprego, por exemplo, possui um portal exclusivamente dedicado à formação online em Portugal com dezenas de cursos totalmente online, das mais variadas áreas de formação: Novas Tecnologias, Internacional, Gestão e Negócios, Recursos Humanos e Liderança, Finanças e Mercados, Marketing e Publicidade, Gestão Comercial, Programação, Design e Imagem, Tecnologia e Sistemas, Sociedade e Lazer, Ferramentas Microsoft, entre outras.
Quanto ao funcionamento do site, os utilizadores têm de se tornar membros para poderem frequentar os cursos. Esta inscrição é gratuita e permite o acesso a uma área restrita, onde se podem efectuar as inscrições nos cursos que se deseja.
Globalmente, o Expressoemprego disponibiliza dois tipos de cursos: cursos com formador e cursos sem formador. Nos cursos com formador existe um fórum de discussão, onde o formador pode esclarecer as dúvidas do formando e onde este pode trocar ideias e experiências com os restantes alunos. Nestes cursos, as aulas são enviadas por email e disponibilizadas online a um ritmo pré-definido (de dois em dois dias, por exemplo). Na página de descrição de cada Curso estão disponíveis informações específicas sobre o ritmo de disponibilização das aulas.
Os cursos sem formador, são organizados de modo a que o formando possa ter um regime de auto-aprendizagem: as lições são todas disponibilizadas em simultâneo e na data de início do curso.
Relativamente aos custos, os preços são bastante variados, desde gratuitos a 200 euros. No entanto, apenas a frequência de um curso que exige pagamento dá direito a certificado de participação (enviado 30 dias após o fim do curso).
Algumas instituições de ensino superior têm apostado igualmente na integração deste novo conceito de aprendizagem, como é o caso do ISCTE e da Universidade Lusíada. Nestes dois casos, os cursos online estão disponíveis apenas dentro da cada comunidade, aos docentes e aos alunos, sendo o e-learning considerado um complemento das aulas presenciais.
Por fim, o Instituto Camões é outra das instituições que aderiram à promoção de cursos online, disponibilizando um curso à distância de Português para Principiantes, no entanto, o acesso ao site é restrito a utilizadores resgistados.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Http://cursostecnicoprofissi Onais.blogspot.com
- As Diretrizes Do Curso De Filosofia
- Educação - Cursos De Má Qualidade
- Estudo De Caso: A Distinção Do Currículo Prescrito Pela Ufop, Para O C
- Educação à Distância: Oportunidade Ou Ameaça?
- Formação De Professores
- Www.agrade.com.br

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online