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Ideologia e Cultura Moderrna: PARA UMA TEORIA SOCIAL DA COMUNICAÇÃO DE MASSA


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PARA UMA TEORIA SOCIAL DA COMUNICAÇÃO DE
MASSA

Neste texto, Thompson faz
uma análise sobre a organização institucional da comunicação de massa,
apresentando algumas explicações e justificativas, concebidas a partir do
século XIX, sobre o seu papel na vida social e política de uma nação. Seu objetivo
é definir se estas teorias são ainda válidas para as circunstâncias de hoje, ou
se tornaram-se obsoletas em virtude das novas problemáticas surgidas no final
do século XX.

O primeiro alvo trata-se da
tradicional teoria da livre imprensa, que ainda hoje influencia os debates
contemporâneos sobre o papel político da comunicação de massa nas sociedades
modernas. Escrita no começo do séc. XIX pelos primeiros pensadores liberais
ingleses, como Jeremy Bentham, James Mill e John Stuart Mill, que a
influenciaram profundamente com o então novo pensamento democrático liberal,
essa primeira luta por uma imprensa livre foi, essencialmente, uma luta contra
o controle do estado, que exercia o seu poder através de altos impostos sobre
impressão - ?taxa sobre o conhecimento? -, subsídios e através da censura
aberta. Surgia então a proposta de uma imprensa atuando como um fiscal crítico
independente dos poderes e atuações do estado - ?Quarto Poder da Nação?.

Este novo conceito foi ganhando
a adesão dos governos ao poucos, que foram cedendo às pressões da sociedade e extinguindo
a censura e os impostos ao longo dos séculos. O conhecimento político e legal
da liberdade de expressão passou a ser uma característica fundamental de muitos
países ocidentais como um símbolo heróico das lutas e conquistas seculares pela
democracia liberal nestes países.

Ainda hoje o princípio da
livre expressão mantém o seu caráter radical e incontestável, comum aos seus
primeiros defensores. Porém, a realidade atual é totalmente diferente daquela
vivenciada por estes homens. A natureza e a organização das indústrias da mídia
mudaram enormemente neste meio tempo e não é mais conveniente aplicar estes
antigos e limitados conceitos às novas e complexas organizações.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

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