|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
TELEVISÃO E NEGÓCIO - NETWORK DE BOMBACHA: A RBS NO RIO GRANDE DO SUL
Publicidade
Maurício Sirotsky Sobrinho começou com 13 anos, em 1939, como locutor de rádio em Passo Fundo, sua cidade natal. Teve uma carreira progressiva, desempenhando várias funções nas rádios Gaúcha, Passo Fundo e Farroupilha. A partir de 1952, trabalhou no ramo publicitário, fundando a Mercur Publicidade em 1956. Em 1957 compra, com mais três sócios, a falida Rádio Gaúcha, que foi totalmente reformulada.Partem em busca de uma concessão televisiva, que acontece através de Juscelino Kubistheck em 1961. Em 29 de dezembro de 1962 a TV Gaúcha é inaugurada. Em virtude do alto investimento, emissora e rádio têm 75% das ações vendidas para a TV Excelsior-São Paulo. Mas Sirotsky permaneceu com os 25% restantes, adquirindo mais tarde outros 25%. Com o capital da Excelsior, as primeiras repetidoras são instaladas no interior em 1963. Após estágio na direção da Excelsior-Rio, ele retorna e adquire os outros 50% das ações com Jaime Sirotsky e Fernando Ernesto Corrêa.Em 1971, com o fechamento da Excelsior, a Gaúcha convenia-se com a Rede Globo, seguindo o seu plano de administração empresarial, qualidade e expansão pelo estado através de repetidoras e estações geradoras. Estas transmitiam programação local, respeitavam as diferenças regionais e diminuíam os custos de anúncio. A programação passa a dar ênfase ao telejornalismo, que detinha a maior aceitação dos consumidores. Em 1970 compra o jornal Zero Hora e surge a Rede Brasil Sul de Comunicações, que passa a ser hegemônica com a falência da Caldas Júnior. O RS ficara pequeno para a RBS, e dá-se início a sua expansão por Santa Catarina.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Osmar Santos
- Globo: Mocinha Ou Vilã?
- 50º Congresso Une
- Tenentismo à Paulista - 2ª Parte
- Mega Memória - Assim Foi O Século 20...
- Uma Paisagem Atravessada Pela Desregulamentação (parte 1)
- Elvis Presley
|
|
|
| |