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A obra de arte na época das suas técnicas de reprodução
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Este ensaio de Walter Benjamin é um verdadeiro estudo sobre arte e comunicação, com uma adequada base na história social da arte, nos estudos de Marx sobre o modo de produção e as próprias técnicas de produção e reprodução na pintura, fotografia, teatro e cinema.Segundo Benjamin, a partir de um certo período da história do Ocidente, à obra de arte foi atribuída uma aura. O conceito de aura liga-se a noções de singularidade, de unidade e de culto, pois a obra de arte era tratada como portadora destas características especiais, e a sua apreciação era considerada como uma experiência única. As tecnologias de reprodução do cinema e da fotografia, combinadas com a sua instrumentalização comercial e política, provocam não apenas a destruição da aura, mas também a mercantilização da cultura e a "estetização política" dos fascistas. A cultura alienada, nascida da sociedade alienada, se submete a ditaduras do mercado e do Estado e deste modo reforça a dominação daqueles sobre a sociedade como um todo e sobre cada indivíduo em particular. Benjamin, entretanto, enxerga ainda uma pequena centelha de esperança no horizonte da luta pela emancipação, pois a derrota da aura representa a derrota da arte burguesa tradicional e abre a possibilidade da difusão do prazer estético para as multidões, e aponta uma táctica em uma das frentes de luta contra o fascismo: "politizar a arte".
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