PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Relações Públicas na Era Digital: a continuidade do conservadorismo.



O sociólogo francês Pierre Bourdieu vê a Opinião Pública como um instrumento de manutenção do Status Quo<1> assim como a profissional de Relações Públicas Cicília Peruzzo enxerga sua profissão como uma atividade de manutenção do conservadorismo do poder<2>. É possível constatar, que ao longo da história, quase tudo pode ser (e foi) usado como instrumento de dominação, podendo ser encontrado em diversos níveis e intensidade. A atividade de Relações Públicas sob a ótica Marxista, surgiu tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil como uma ferramenta para maquiar toda a corrupção, das empresas privadas e dos órgãos governamentais, respectivamente<3>.

Diante desta ótica, levo o foco à seguinte provocação: Será que, frente ao advento da comunicação digital, as Relações Públicas deixaram de ser um instrumento de dominação? E chamo ainda para outra provocação: Será que as novas mídias digitais também são ferramentas que podem e são usadas para fins políticos? E mais uma terceira provocação: Qual será a magnitude do poder de influência da atividade de Relações Públicas com o suporte das mídias digitais?

As novas mídias trazem a ilusão da democratização, assim como a atividade de Relações Públicas segundo Cicília Peruzzo. Ilusão de que todos tenham acesso à Internet, concretizando a tão sonhada interatividade. Mas será que essa interatividade é pra todos? É democrática? Ou é apenas para quem já está acomodado, para uma elite dominante satisfeita com o poder vigente? Classe média para cima, digo eu. ?O diálogo é democrático; O monólogo é autoritário?<4>. E como a massa fica diante disso tudo? A massa tem sua vez? Os tele-centros?

Os novos instrumentos digitais de comunicação são ferramentas complexas que podem tanto dar a fala para as massas quanto insultá-las e enganá-las, tudo isso dependendo do modo como são utilizados e para que fins.

Neste ponto é que as Relações Públicas tornam-se necessárias, desta vez não como um instrumento de manutenção do Status Quo, mas como um divisor de águas, tal como foi proposto por Cicília Peruzzo, que vise aproximar as não-elites da informação. É preciso criar um diálogo com essas massas. ?A verdadeira vida comunitária é aquela que permite a cada indivíduo relacionar-se com o próximo em termos da relação EU ? TU, e não em termos da relação EU ? ISTO?<6>. As Relações Públicas devem ser um catalisador da democratização e da inclusão digital que se tornou indispensável no mundo de hoje.

Esta é uma proposta para a atividade de Relações Públicas junto ao mais novo membro da família da comunicação, a digital.

Infelizmente, a dominação por meio das instrumentos disponíveis sempre existiu e talvez sempre vá existir. ?Como vimos, pela própria natureza do estado grego, era imperativo para certas camadas sociais dominar as regras e normas da boa argumentação. O exercício do poder.?<7>

<1> BOURDIEU, Pierre. A Opinião Pública não existe
. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária
. São Paulo: Polis, 1982, p. 137-151.

<2> Peruzzo, Cicília Maria Krohling. Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista
. São Paulo, Summus, 1986.

<3> Idem.

<4> MEDINA, Cremilda. Entrevista, o diálogo possível
. São Paulo. 4ª ed. Ática, 2001. p-7.

<5> O Poema não foi publicado, de forma que foi fornecido pelo próprio autor.

<6> BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico
. São Paulo, Perspectiva, 1982.

<7> CITELLI, Adílson. Linguagem e Persuasão
. São Paulo, Ática, 2001. p 8-9.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- O Estado E A Sociedade Como Fatores Imprescindíveis Para A Inclusão Digital Brasileira
- Cibercultura. Alguns Pontos Para Compreender A Nossa época
- O Cyberespaço E A Cybercultura
- Resumo De Direito Tributário
- Interatividade, Imersão E Leitura Não-linear: Os Novos Meios E As Novas Linguagens
- Problemas Estruturais Do Estado Capitalista
- LiÇÕes Da Aula

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online