PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Mídias Locativas e Territórios Informacionais




O texto se propões a compreender as principais características das mídias locativas e propor o conceito de território informacional. Para isso, se proporá uma tipologia das mídias locativas e se definirá territórios informacionais como heterotopia. Ao concluir, o texto apontará questões ligadas a controle, vigilância e invasão de privacidade.

Mídia Locativa
Pode-se definir Mídia locativa como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico. Trata-se de processos de emissão e recepção de informação a partir de um determinado local, o que implicará em uma relação entre lugares e dispositivos móveis sem precedentes, pois há uma emissão de informação digital a partir de lugares/objetos, que é processada por artefatos digitais móveis de comunicação. Esse relacionamento loco-midiático cria novas formas do urbano pois permite uma escrita, releitura, apropriação e resignificação das cidades.
Este termo foi proposto em 2003 por Karlis Kalnins a partir de discuss~ies do Locative Media Lab.
Entretanto, deve-se perceber que também há mídias locativas analógicas, que agregam informação (não-digital) a lugares. Entre essas podemos citar as placas de anúncios. O que difere as mídias locativas digitais da analógica é que estas são estáticas, não sensitivas, enquanto aquelas são variáveis, smart, sensitiva, pervasivas e customizaveis.
Há várias diferenciações par as mídias locativas. McCullough propõe a distinção entre as de uso pessoal (dados biomédicos) e social (GPS). Mas o texto adota a classificação a partir de suas funções: Realidade aumentada, mapeamento e monitoramento, geotags e anotação urbana.

Realidade Aumentada
Permite que informações sobre uma determinada localidade seja visualizada em um dispositivo móvel, aumentando informação. Exemplo: um celular pode fornecer informações encontradas na web sobre os locais desejados.

Mapeamento e Monitoramento de Movimento
Há funções locativas de mapping e de tracing. Através de informações emitidas por dispositivos móveis podemos mapear densidades em locais e traçar os caminhos que as pessoas fazer nesses locais.

Geotags
O objetivo é agregar informação digital em mapas, podendo ser acessada por dispositivos móveis.

Anotações Urbanas
Possibilitam a apropriação do espaço urbano a partir da escrita eletrônica. Já que se pode produzir mensagens, agregar informações a outras já existentes ou lê as mensagens deixadas eletronicamente em locais.

Wireless Mobile games
São jogos realizados nos espaços urbanos que agregam várias funções das mídias locativas. Nesses jogos, o ambiente de realização do jogo é o espaço urbano e as informações são trocadas ou acessadas através de dispositivos móveis.

Com as funções citadas, explicita-se o processo de criação de territórios informacionais e se criará a ciberurbe.

Ciberurbe
No fim do século XX a relação com o espaço passou por transformações a partir da liberação da emissão e da conexão ubíqua. Esse ambiente potencializou o fluxo comunicacional e as referências da cidade não se vinculam apenas às marcas territoriais físicas, mas a eventos informacionais dinâmicos, embarcados nos objetos e localidades. Essas transformações configuram a ciberurbe.
O que estamos vendo são novas práticas de uso do espaço urbano pelo deslocamento com artefatos digitais e processos de localização por redes sem fio.
Assim, define-se a ciberurbe Omo o urbano da cibercidade (a cidade que permite a conexão generalizada, onde o fluxo comunicacional é intenso e pode-se acessar de forma móvel informações vinculadas a lugares específicos), pois se a cidade é o espaço físico das práticas sociais, o urbano é a invenção dessas práticas. Nesse espaço urbano, a mobilidade tem papel fundamental, estando o ato de caminhar para a urbe em grau de importância simila


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Cibercultura. Alguns Pontos Para Compreender A Nossa época
- Interatividade, Imersão E Leitura Não-linear: Os Novos Meios E As Novas Linguagens
- O Cyberespaço E A Cybercultura
- Cidade Digital - Infoinclusão Social E Tecnologia Em Rede
- As Relações De Trabalho & A Urbanização
- Reféns Da Tecnologia.
- Tecnologia E Convergência: A Propaganda Nunca Mais Será A Mesma.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online