PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


A CRÍTICA



Você, conhece alguma pessoa que gosta de criticar? Existem muitas. Mas, aqui, vamos nos referir a crítica destrutiva. Nós, infelizmente, nos sentimos melhor encontrando defeitos do que virtudes.  Quando agimos assim, causamos enormes danos: perdemos nós, os "críticos" e perdem aqueles a quem dirigimos as nossas maledicências.

    Aos nossos filhos, causamos enormes prejuízos, ao acharmos que os mesmos, só fazem tudo errado e por isso criticamos veementemente as suas descobertas: "menino, não faça isso," "menino, não suba aí," "não faça, isso," "não faça, aquilo," "não!" "não!" "não!" e "não!". Psicólogos, dizem que uma criança escuta muito mais reprimendas/críticas/nãos, durante um dia, do que palavras de encorajamento e apoio. E o que essas admoestações acabam causando a cabeça dos infantes?: medo; insegurança; fraqueza de caráter....

    Na adolescência, fase tida como a mais difícil, onde os hormônios, em ebulição, causam todo tipo de alterações emocionais, os jovens na fase crítica das contestações. Dos grandes risos e grandes derramamentos de lágrimas. Quando, eles, mais de, nós, precisam, começamos com o nosso grande arsenal de críticas. Ao invés de os apoiarmos e mostrarmos os melhores caminhos. Elogiar alguma iniciativa e evidenciar alguns valores, sendo também, mais condescendentes, nós, os agredimos  e maculamos as suas auto-estimas. 

    Elogiar o que é bom e bem feito, constrói muito mais do que criticar. 

    A crítica, é também uma grande causadora de mal, quando é sistematicamente utilizada por, professor/aluno, patrão/empregado e casais.

    A crítica, é perigosa, por ferir o orgulho das pessoas. Desestimular as iniciativas. Estancar processos evolutivos e ferir o amor próprio. 

    De igual sorte, o cônjuge que deprecia as iniciativas do outro, contribui para o desequilibrio. O desgaste da amizade. Do amor e a destruição do relacionamento. 

    Nos locais de trabalho, a crítica sufoca, desestimula iniciativas, destroi a boa vontade e mata a criatividade.

    Quem lidera tendo a crítica como base, nem é lider e nem tem liderados.

     Não é lider, porque jamais conseguirá com que as pessoas sintam prazer de trabalhar em sua companhia. 

     Jamais terá liderados, e sim bajuladores incompetentes, 

     Finalmente, não esqueçam, criticar, é punir e ninguém gosta de ser punido.  



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- A Proibição Da Venda De Arma De Fogo E Munição
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula
- A Filosofia De Nietzsche
- Compreendendo A Compreensão
- O Anticristo
- Eu Sou A Lenda
- Reflentindo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online