PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Ciência



Ciência



A ciência refere-se tanto a:



Investigação racional ou estudo a natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é metódica ou de acordo com o método científico, um processo de avaliar o conhecimento empírico.

Corpo organizado de conhecimento adquirido por pesquisa.

A ciência é o conhecimento ou sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais obtidas e testadas através do método científico.



Método Científico

Modelo ? descrição de algo que possa ser usado para fazer predições que possam ser testadas por experimento ou observação.

Hipótese ? é uma contenção que (ainda) não foi bem embasada nem provada através de experimento.

Lei Física ou da Natureza ? é uma generalização científica baseada em observações empíricas.

Teoria ? cientificamente refere-se aos corpos de idéias que fazem predições específicas. Uma teoria que sobrevive ao tempo e tem uma grande quantidade de evidências em apoio é considerada cientificamente provada. Alguns modelos como a Teoria Heliocêntrica e a Teoria Atômica estão tão bem estabelecidas que é impossível imaginá-las como falsas. Outras, como a Relatividade, o Eletromagnetismo e a Evolução Biológica têm sobrevivido a testes empíricos rigorosos sem serem contraditos, mas não há garantia de que elas não sera um dia suplantadas.



Os cientistas nunca falam em conhecimento absoluto. Diferentemente da prova matemática, uma teoria científica ¨provada¨ está sempre aberta à falseabilidade se novas evidências forem apresentadas.

A matemática possui notável papel na expressão de modelos científicos sendo mais utilizada no cálculo e na estatística prevalecendo mais na Física e menos na química e em algumas ciências sociais.



Objetivos da Ciência



A ciência não se considera dona da verdade, basta um pingo de evidência para quebrá-la.

A ciência não declara como a natureza é, somente tira conclusões a respeito de nossas observações da natureza. Quando aceitamos a ciência, aceitamos os resultados dessas observações.

O objetivo ou propósito da ciência para a sociedade e indivíduos é produzir modelos úteis de realidade. A ciência pode fazer predições baseada em observações que beneficiam quem faz uso delas, por exemplo, a física Newtoniana, nos permite predizer a trajetória de sondas espaciais. As ciências sociais, com limitações, permitem predizer o comportamento humano em turbulências econômicas ajudando a elaborar empiricamente políticas governamentais.



Locais da Ciência



Praticada em universidades, institutos científicos, laboratórios corporativos e também em campo, por amadores que se engajam na observação científica.

Os métodos da ciência também são praticados para atingir metas específicas, exemplo:

- controle de qualidade em fábricas de manufatura (um microbiólogo em uma fábrica de queijo assegura - - produção e controle de bactérias apropriadas).

- Processamento de evidências da cena do crime (forense).

- Monitoramento conforme as leis ambientais.

- Realização de testes clínicos para ajudar médicos a avaliar a saúde de seus pacientes.

- Investigação de causas de um desastre (ex: acidente aéreo).





Etimologia



A palavra ciência vem do latim scientia, que significa conhecimento, assim a frase scientia potentia est: conhecimento é poder.

Até o Iluminismo, a palavra ciência significava qualquer conhecimento gravado, sistemático ou exato e teve o mesmo significado amplo que a filosofia naquele tempo.

Mais recentemente a ¨ciência¨ mostrou-se restrita à ciência natural que pode ser dividida entre ciências físicas, biológicas e sociais.

O termo ciência é às vezes usado para campos interdisciplinares que usam métodos científicos ao menos em parte, e que aspiram explorar sistematicamente seus assuntos, incluindo a ciência da computação, da informação e a ambiental.



Campos da Ciência:



Ciências da Saúde ? biomedicina, enfermagem, medicina, fonoaudiologia...

Ciências Naturais ? ecologia, astronomia, física, química, biologia, ciências da terra...

Ciências Sociais ? história, antropologia, administração, contabilidade, direito, economia, geografia, linguistica, pedagogia, psicologia, sociologia...

Ciências Holísticas, Interdisciplinares e Aplicadas ? neurociência, cibernética, computação, engenharias,

Ciências Ambientais ? ambiental e química ambiental.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- O Discurso Sobre As Ciências
- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Traduzindo A Linguagem Dos Políticos.
- Métodos Em Pesquisa Social
- Crime Consumado E A Iter Criminis
- Papa Paulo 16

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online