PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Dicas para você enfrentar o medo de falar em público



1- Saiba o que vai dizer antes de começar ? o início é a parte mais difícil porque a adrenalina acabou de ser liberada e você esta procurando o melhor lugar para se posicionar e o que falar. Já saber como vai começar é uma grande ajuda.

2 ? Leve um roteiro com tópicos e a ordem que pretende seguir ? falar em público não é um teste de memória. Se você tem receio de esquecer a ordem dos tópicos que irá abordar faça um pequeno roteiro e leve consigo. Provavelmente você não irá usá-lo, mas se sentirá melhor sabendo que o tem.

3 ? Use papéis grossos ? as pessoas temem que a platéia irá perceber que esta nervosa se perceberem que suas mãos estão tremendo. È impossível impedir a tremedeira se esta nervoso, mas se você escrever ou colar o que tem que falar em uma cartolina ou papel grosso a platéia não ira notar se você esta tremendo ou não.

4 ? Não se precipite ? pequenas atividades como acertar o microfone, posicionar as folhas que vai usar, olhar para a platéia te dão alguns minutos para se acalmar e queimar a adrenalina. Comece falando devagar e baixo para não deixar transparecer o desconforto e instabilidade. Se for uma reunião cumprimente os membros da mesa diretora sem pressa e anote os nomes numa folha mesmo que você já saiba para aumentar sua confiança.

5 ? Não tente lembrar nada momentos antes da apresentação ? isso só irá te deixar mais nervoso. Uma boa estratégia é se distrair.

6 ? Não se aborreça ? sempre podemos encontrar pessoas chatas que atrapalham sua tranqüilidade. Busque ficar próximo de pessoas mais simpáticas.

7 - Treine ? converse com amigos, familiares ou colegas de trabaho sobre o tema que irá expor. Assim você se prepara para possíveis dúvidas e objeções e se sente mais confortável com o assunto.

8 - Fique calmo se der branco ? isso pode acontecer com qualquer um. Ficando calmo suas chances de sucesso aumentarão. Tente repetir a ultima frase que disse ou utilizar expressões como ? na verdade o que quero dizer...? essas técnicas te obrigam a recontar a história te dando tempo para lembrar o esquecido. Se isso não funcionar simplesmente diga que voltará a aquele ponto mais tarde.

9 ? Prepare-se ? Embora essas recomendações possam aumentar sua segurança nada substitui uma boa preparação.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Dez Dicas Para Ser Aprovado Em Provas E Concursos
- Pequenos Detalhes Fazem A Grande DiferenÇa Do Bom Comunicador
- Reflentindo
- 10 Top-dicas Para Você Discutir A Relação Com A Sua Amada!
- Mãe Ideal
- Http://www.livemocha.com/
- Superando A Procrastinação

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online