PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Mídia COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SER E SUA COMUNICAÇÃ




MÍDIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SER E SUA COMUNICAÇÃO.

Arichon Angelo

Graduando em Jornalismo

Faculdade Joaquim Nabuco ? PE

MÍDIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SER E SUA COMUNICAÇÃO.

Arichon Angelo

Graduando em Jornalismo

Faculdade Joaquim Nabuco ? PE

RESUMO

A mídia constitui em um instrumento de comunicação que explora comportamentos de âmbito sócio- cultural representando interesses de grupos isolados ou de uma sociedade como um todo expressando uma tendência gerada que circula nas duas vias: gerador ? receptor ? gerador.

Neste estudo, é levantada a importância da mídia como instrumento educador capaz de sensibilizar o indivíduo que em seu efeito potencializador, culmina numa dimensão de contexto coletivo ? considerando os estudos bibliográficos realizados e o seu conteúdo extraído ? aponta para uma nova concepção de mídia, sendo esta, focada em objetivos mais ?nobres? e eficientes do ponto de vista humano com relação ao comportamento social de caráter comunicativo.

Palavras ? chaves: mídia, ser humano (indivíduo), sociedade, comunicação.

INTRODUÇÃO

Quando percebemos a mídia como instrumento que potencializa a comunicação, percebemos que é possível utilizar a mídia não como um mero ?expelir? de interesses, mas como provedor eficiente na construção de um indivíduo humanamente equilibrado e conseqüentemente de uma sociedade mais produtiva.

01

A mídia como conhecemos coloca ? de forma generalizada ? receptor denominado ?consumidor da mensagem? como um ?biodigestor? o qual recebe a mensagem, consome a idéia e expele o objeto desejado de quem a produz.

Nesta nova concepção exposta ? prática ? objetiva ? da mídia é possível promover com mais eficiência no que se refere à obtenção de resultados concretos em pontos expressivos como: ética, moral no sentido de valores conceituais na construção de uma consciência coletiva.

A mídia não manipula a sociedade, mas é capaz de potencializar os pontos que podem concorrer tanto para causas nobres no sentido ?crescimento humano?- sócio político, como para causas fúteis no sentido da palavra.

O ser humano detém a formidável capacidade de adaptação desde contextos ambientais tanto quanto sociais. Desta maneira (considerando esta afirmativa) é concebível especular que mediante nova concepção da mídia e de sua contextualização aplicada, é possível tornar esta ferramenta muito eficaz na construção de uma sociedade produtiva no pensamento de que o maior bem produzido por um indivíduo em sua existência é o pensamento e sua colaboração para o andamento equilibrado no sentido de construir a sociedade.

A nova configuração dessa mídia tem como caráter uma função também pedagógica ? construtora que se converte em uma ferramenta auxiliadora na concepção do caráter humano. Tem agora não só a função de ?informar? ou ainda de criar um novo método de comunicação, mas o de ?formar? o cidadão.

02

REFERENCIAL TEÓRICO

A COMUNICAÇÃO

A comunicação é a expressão legítima que atesta os indícios da inteligência humana. Afirmativa essa fortalecida dada as muitas formas de linguagens por ela desenvolvidas.

Segundo MATTELART em: História das Teorias da Comunicação. 1999, O Organismo Social ? período do surgimento dos sistemas técnicos básicos da comunicação e do princípio do ?livre comércio? no século XIX ? Nasce então o pensamento fundador de uma visão da comunicação tendo-a como fator integrante entre as sociedades englobando no final do século XIX a gestão das multidões, o que culminou no surgimento das concepções da ciência da comunicação.

Herbert Spencer (1820 ? 1903) reflete sobre a comunicação: Uma sociedade ? organismo, cada vez mais integrada - de funções definidas - e as partes cada vez mais interdependentes.

A comunicação torna-se componente básico dos dois ?aparelhos orgânicos?, o distribuidor e o regulador. Tornando possível a gestão das relações entre o centro dominante e sua periferia.

Este é o papel das informações e do conjunto dos meios de comunicação pelos quais o centro ?propaga? sua influência (correio, telégrafo, internet, agências noticiosas e propagandistas) a mídia.

03



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Mídia Como Ferramenta PedagÓgica Na ConstruÇÃo Do Ser E Sua ComunicaÇÃ
- Tecnologia E Convergência: A Propaganda Nunca Mais Será A Mesma.
- A Aplicabilidade Da Internet Como Fonte De Informação E Pesquisa Para Jornalistas
- Economia Da Mídia
- NÓs Temos O Que VocÊ Precisa. Uma ReflexÃo Sobre A Religiosidade MidiÁtica Na Sociedade De Consumo
- Ética Na Mídia
- ComunicaÇÃo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online