PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Mídia COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SER E SUA COMUNICAÇÃ



A MÍDIA

A mídia com suas formas de atuação aproxima o pensamento manifestado de seu alvo-objetivo (receptor) concretizando a comunicação que na excelência da linguagem utilizada é confirmada mediante o feedback, ou seja, a mídia exercendo seu papel primário e natural, o retorno ou ainda a resposta.

Princípios éticos e morais fazendo parte da composição de métodos pedagógicos aplicados à formação do indivíduo utilizando os tipos de mídias disponíveis, mas com uma maior efetividade no que corresponde a televisão e a internet. Considerando que neste formato atual há o que podemos classificar como ineficaz do ponto de vista ?pedagogicamente válido?, ou seja, um formato munido dos compostos pedagógicos com o objetivo de se ?construir? o indivíduo cidadão, ética e moralmente tido como referência para a construção da sociedade propriamente dita.

Roger Silverstone em seu livro: Porque estudar a mídia? (2002), diz: ?É impossível escapar à presença, à representação da mídia?.

?A mídia agora é parte integrante da textura geral da experiência. Se incluíssemos a linguagem como uma mídia, isso não mudaria e teríamos de tomar as continuidades da fala, da escrita, da representação impressa e audiovisual como indicadores do tipo de respostas que procuro para minha pergunta, pois sem a atenção às formas e aos conteúdos, às possibilidades da comunicação, tanto dentro do tido ? por ? certo de nossas vidas cotidianas como contra ele, não conseguiremos compreender essas vidas?.

04

Nesta mesma linha de raciocínio Berlin adiciona a mídia dois pontos que dão base ao conceito discutido moral e estética:

?na medida em que ela pressupõe conceber os seres humanos não apenas como organismos no espaço cujo comportamento apresenta regularidades que podem ser descritas e encerradas em fórmulas que poupam trabalho, mas como seres ativos, que perseguem fins, moldam sua vida e a dos outros, sentem, refletem, imaginam, criam, em constante interação e intercomunicação com outros seres humanos; em suma, envolvidos em todas as formas de experiência que compreendemos porque as compartilhamos e não as vemos puramente como observadores externos. (Berlin, 1997, p. 48).

Marshall McLuhan ainda acrescenta dizendo que a mídia é como ?extensões? do homem, como se fossem próteses, que potencializam o poder e a influência podendo capacitar ou incapacitar conforme empregada.

Isso justifica a importância da mídia compreendendo que a mesma é: condutora e seguradora da vida cotidiana, sendo texto e contexto (SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia?).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O conteúdo deste estudo está qualificado quanto aos fins de pesquisa explicativa colocando o ponto apreciado em discussão que contribuirá para uma favorável mudança no pensamento e direcionamento do emprego da mídia como ferramenta viva do fenômeno mágico da comunicação.

Em Oliveira (2003) diz que o principal objetivo de uma pesquisa explicativa é identificar os fenômenos, buscando justificações para os fatos que atribuem para a ocorrência dos fenômenos.

05

Conforme Vergara (2006), a investigação explicativa visa esclarecer quais fatores contribuem de alguma forma, para ocorrência de um determinado fenômeno.

Com relação aos meios, estes são bibliográficos, pois o pesquisador utiliza de meios impressos para que seja possível conhecer o que já se estudou sobre o assunto servindo assim, como referência importante para o desenvolvimento de seu conteúdo científico.

Nesta concepção, Vergara (2006) diz que uma pesquisa sistematizada tem como base materiais publicados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, enfim, material de acesso público geral.

De acordo com Ribeiro e Souza (2007) a pesquisa bibliográfica consiste em uma apresentação da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Frente ao exposto nota-se a importância da mídia como ferramenta da comunicação e de sua percepção como extensões do homem (Marshall McLuhan) e nesta ótica tal ferramenta pode ser crucial na construção de um indivíduo no seu íntimo mais particular o projetando ainda para ser ?parte integrante? produtivo na funcionalidade de uma sociedade.

Sociedade esta que visualiza o ser integrante não como mero objeto social no que se refere a estatísticas, mas como peça fundamental em sua composição.

Herbert Spencer (1820 ? 1903). Uma sociedade ? organismo, cada vez mais integrada - de funções definidas - e as partes cada vez mais interdependentes.

06

Berlin reforça tal ?humanificação? da sociedade: ?na medida em que ela pressupõe conceber os seres humanos não apenas como organismos no espaço cujo comportamento apresenta regularidades que podem ser descritas e encerradas em fórmulas que poupam trabalho, mas como seres ativos, que perseguem fins, moldam sua vida e a dos outros, sentem, refletem, imaginam, criam, em constante interação e intercomunicação com outros seres humanos; em suma, envolvidos em todas as formas de experiência que compreendemos porque as compartilhamos e não as vemos puramente como observadores externos?. (Berlin, 1997, p. 48).

Sob estas afirmativas, pode-se relatar a importância desta concepção pedagógica na mídia em seu conteúdo considerando sua aceitação e assim como ferramenta da comunicação e ainda, dentro do propósito construtor e modelador do indivíduo concorrendo para o coletivo, ou seja, a formação da sociedade.

07



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Mídia Como Ferramenta PedagÓgica Na ConstruÇÃo Do Ser E Sua ComunicaÇÃ
- Economia Da Mídia
- NÓs Temos O Que VocÊ Precisa. Uma ReflexÃo Sobre A Religiosidade MidiÁtica Na Sociedade De Consumo
- A Aplicabilidade Da Internet Como Fonte De Informação E Pesquisa Para Jornalistas
- Tecnologia E Convergência: A Propaganda Nunca Mais Será A Mesma.
- O Mito Da Imparcialidade Colocado à Prova:estudo Da Tendência Do Texto Através Da Reação Do Receptor
- Liberdade De Expressão

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online