PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Fundamentos Em Design



ITEM 1. O DESIGN ¹

Inicialmente temos que abordar sobre o conceito de Design propriamente dito antes de introduzirmos a temática central, ou seja, o Design Gráfico que será apoiado nos fundamentos da obra ? Design Para Quem Não é Designer? do autor Robin Willians 8ª edição e outras bibliografias disponíveis.

Denomina-se Design qualquer processo criativo que se utiliza as mais variadas técnicas para conceber algum artefato através da elaboração e concepção de um projeto. As razões deste projeto são fundamentadas em:

1. Um objetivo.

2. Solução de um problema.

Entende-se objetivo neste contexto como uma meta para de uma idéia construir-se algum tipo de artefato ou serviço que propicia a divulgação deste. Quanto ao termo ?problema?, define-se Design o processo pela qual uma análise, um estudo é realizado para facilitar ou suprir as necessidades ou as deficiências de um artefato criado por um determinado projeto mal sucedido.

Existe uma gama de especializações dentro do Design de acordo com o artefato a ser elaborado, concebido e desenvolvido. As mais comuns são:

? Design do produto;

? Design da moda;

? Design gráfico;

? Design de interiores;

? Design Visual;

? Design tipográfico;

? Design editorial;

? Design de embalagens;

? Design institucional;

? Design de jogos;

? Design digital;

? Design de hipermídia

? Web Design

? Entre outros

O termo Design deriva do Latim designare, sendo mais adiante adaptado para o inglês design. Quando foi incorporado ao português, os profissionais queriam que o termo fosse relacionado à prática profissional, o que eu pessoalmente concordo e defendo. Existe toda uma questão etimológica que não cabe a mim ressaltar, afinal isto é um Post que considero ?líbero - cultural?, ou seja, aborda o assunto de forma a informar o conteúdo de alguma temática, mas deixa um espaço aberto a opiniões, afinal cada um tem a sua. O USO DO TERMO EM OUTROS CONTEXTOS.

Para Vidal Negreiros, renomado professor de Design na UFPE, o termo proposto para substituir Design é ?desenhismo?, título de sua obra literária ?Desenhismo? de 1996. O conceito de Design para o professor Vidal é todo o tipo de desenho que tem o objetivo de saciar os desejos da indústria. De certa forma, sem querer parecer pretensioso julgar um profissional de renome, existe em minha opinião certa lógica quando Vidal relaciona o desenho como Design e ainda como fonte de preenchimento das necessidades da indústria, afinal uma indústria fabrica um determinado produto e este necessita de uma boa elaboração visual e funcional para ser bem aceito e comercializado e é aí que o termo Design pode ser contextualizado em uma associação com ?desenho?, que segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio, em sua primeira edição de 1988 defini o termo como:? Representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas, com o objetivo lúdico, artístico, científico ou técnico.?

Atualmente a definição para Design segundo o catálogo de conceitos da língua portuguesa, é que o termo propriamente dito não significa desenho em si, mas comporta, abriga e associa o sentido de desenho como elemento de um processo criativo aplicado em um determinado fator. Portanto atualmente desenho não é senão uma das variáveis que constituem um projeto em Design.

Já na língua espanhola Design se refere a ?diseño?, enquanto ?dibujo? refere-se aí sim ao desenho propriamente.

Em uma das Escolas mais renomadas a nível internacional (mais adiante falaremos sobre um post específico desta), Bauhaus, adotou-se para o termo a expressão ?Gestaltung? que significa o ato de lidar com as formas em um desenho ou uma formatação em algum tipo de projeto.

Atualmente, por definições do próprio Ministério da Educação, o termo Design é usado para definir melhor a prática do exercício profissional, bem como ser de mais fácil emprego e leitura, o que eu piamento concordo. Já o título de ?desenhista industrial? está caindo em desuso dando origem ao termo mais adiante comentado que é Designer em inglês.

¹ creative commons attribution-share alike 3.0

unportedhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0





Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- New Scandinavian Design
- Form Function Finland
- Iconografia
- A Materia Da Invenção
- Beautifully Dressed Post-boxes
- Culture And Everyday Life
- Bauhaus

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online