PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Parque Nacional da Gorongosa



O Parque Nacional da Gorongosa reabriu este mês para a nova temporada 2007. Esta época vai contar com mais animais selvagens, continuando assim o processo de restauração do seu ecossistema. Para quem não sabe, a fauna selvagem foi quase completamente dizimada durante a guerra civil que durou perto de 20 anos. Enterrado o machado de guerra, é agora altura de repovoar o parque, apostar no ecoturismo e trabalhar para que volte ao seu lugar cimeiro no ranking das reservas mais importantes de África.
A reabertura do parque coincide com o fim da época das chuvas, que ocorre entre Novembro a Abril, mais semana, menos semana. Neste período o parque está fechado a visitantes. A partir deste mês de Abril podem ser vistos, nos 3.770 quilómetros quadrados do parque, impalas, facoceros, oribis, inhacossos, changos, búfalos, imbabalas, elefantes, leões, hipopótamos e crocodilos. Entre Maio e Agosto, vão chegar mais 750 animais ao parque, entre os quais 400 bois-cavalos, 200 zebras e 150 búfalos.
Este ritual vai-se repetir durante os próximos 5/10 anos de forma a colocar a fauna bravia aos mesmos níveis que existiam anteriormente. Vão igualmente ser introduzidas algumas espécies em falta. Esta acção está a ser coordenada pela Carr Foundation, uma instituição criada em 1999, pelo milionário e filantropo norte-americano Gregory C. Carr. O memorando de intenções assinado em Outubro de 2004, entre Moçambique e a Fundação, prevê um investimento de 31 milhões de euros na recuperação do parque.

A divulgação sobre o que se está a fazer na Gorongosa também já mexe. O filme "Bem-vindo à Gorongosa", de Paula Aguilera e Jonatham Williams, obteve uma menção honrosa na edição 2007 dos Webby Awards, os prémios internacionais para a Internet. O filme, feito para o Projecto de Reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, conta como uma pequena organização com grandes ideias está a tentar salvar um dos mais representativos ecossistemas do mundo. "Bem-vindo à Gorongosa", com a duração de nove minutos, pode ser visualizado no site.



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- O Mundo Pós-guerra Fria
- Meia Longa Listrada
- A População Economicamente Ativa E A Distribuição De Renda No Brasil
- Landscape Art
- Ramadà E A Bissexualidade
- Anísio Teixeira E A Implantação Da Escola Progressiva
- O Conceito Mitológico De Morte E Morrer Entre Os Urhobo Da NigÉria

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online