PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


As metáforas da dominação



Jared Diamond, professor de fisiologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, Los Angeles, iniciou-se na ciência pela fisiologia - adjetivou ao seu leque epistêmico pesquisas no campo da biologia evolutiva e na área da biogeografia. Seu livro - ?ARMAS, GERMES E AÇO: os destinos das sociedades humanas? - chegou ao mercado recomendado pelo prêmio Pulitzer de melhor produção de literatura não ficcionista em 1998. Propõe em suas páginas analisadas por parâmetros da história ambiental, os fatores determinantes às mudanças sociais e culturais nas sociedades humanas - em argumentos, fotos, gráficos e mapas, ao longo de 19 capítulos, divididos em quatro partes e um epílogo, que procuram demonstrar as condições e o porquê de como diferentes grupos étnicos se encontraram a partir do último pleistoceno, e a forma que interagiram nesses encontros, sempre sob condições político econômicas de dominados e dominadores. O livro indicado a leitores inseridos na pesquisa histórica acadêmica, nas várias áreas do conhecimento científico, trata a temática ambiental nas diferentes sociedades do planeta. A mídia internacional anuncia seus enunciados como inteligentes, insinuantes, reveladores e simples, portanto indica sua leitura também a leigos, que tenham o hábito de ler os novos e interessantes assuntos da história humana.
Dentro desse contexto, o ?best-seller? sobre o ?destino das sociedades humanas?, afirma a importância das várias situações que transportaram as diversas civilizações na viagem histórica da humanidade, desde o fim da última era glacial, quando ocorreram os desaparecimentos dos grandes mamíferos e iniciou-se o desenvolvimento do homo sapiens, período que a arqueologia nomeou de revolução neolítica.
Este foi o 2º livro de uma trilogia iniciada com o lançamento da 1ª edição de ?O 3º Chimpanzé?, 1991, que situa o homem como membro da família dos chimpanzés, com a mesma tipicidade do chimpanzé comum e o chimpanzé anão, tese amparada pelas variantes genéticas apresentadas neste livro. Finaliza seus três segmentos literários da ambientação histórica da humanidade, com o ?Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso?, 2005 , onde desenvolve um parecer que adverte para o temerário colapso em que as sociedades modernas poderão entrar na relação com o meio ambiente, por conseqüências típicas das atividades tecnológicas desenfreadas, adicionada pelo perigo de confiar que essas mesmas tecnologias poderão ser as salvadoras do planeta.


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Colapso
- Ilhas De História
- Desigualdade E Exclusão Social
- Educação E Sociedade
- A EvoluÇÃo Humana
- Entre Ecorrevolucionários E Ecorreformistas, O Papel Da MÍda
- O Colapso Da Modernização

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online