PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Modernidade é mais antiga





A descoberta de cidades e culturas anteriores à civilização Mesopotâmica estão a obrigar os cientistas a rever as teorias sobre o início das modernas civilizações.
Escavações realizadas na Ásia Central, no actual território do Irão e regiões circundantes, revelam a existência de uma rede de sociedades que constituíram as primeiras cidades, nas quais os habitantes trocavam mercadorias a centenas de quilómetros de distância e desenvolveram culturas paralelas mas independentes.
A descoberta destes vestígios veio abalar os fundamentos da história antiga convencional, segundo declarações prestadas pelo repórter Andrew Lawler ao sítio LiveScience.
Segundo as teses reconhecidas até à actualidade, a civilização moderna terá começado no terceiro milénio antes de Cristo na Mesopotâmia, vale fértil devido à junção dos rios Tigre e Eufrates e no qual se desenvolveu uma complexa sociedade.
As estruturas sociais e as tecnologias então vigentes foram-se expandindo gradualmente através do Vale do Nilo.
Um dos locais agora escavados, a sul de Jiroft, revelou-se particularmente importante para os arqueólogos. Num antigo cemitério foram encontrados artefactos trabalhados em barro e outras evidências de que no local poderão ter existido uma cidade e uma cultura contemporâneas da cidade de Ur, na Mesopotâmia.
De acordo com o arqueólogo Carl Lamberg-Karliovsky, da Universidade de Harvard, estes locais são anteriores a 4000 antes de Cristo, revelando uma cultura profunda e duradoura e não uma resposta ocasional ao desenvolvimento na Mesopotâmia. Os habitantes conheciam o lápis lazuli oriundo de minas no Afeganistão, cobre do Paquistão, prata e ouro. Lawler sublinhou que foram detectados indícios da existência de cidades diferenciadas com estruturas sociais que podem ser comparáveis às cidades-estado da Grécia antiga.
A área detectada estende-se da fronteira oriental do Irão à fronteira Irão-Paquistão e das estepes da Rússia para sul através do Golfo Árabe-Pérsico em direcção à Península Arábica.



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Mega Bloco - As Civilizações Humanas
- Mesopotâmia
- A Cidade Antiga
- Mundo Clássico
- Mesopotâmia
- Quem Foram Os Mochicas?
- O Bezerro De Ouro

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online