PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Algumas diferenças entre antropologia e sociologia



Uma das questões que mais perturbam os estudantes que travam seus primeiros contatos com as Ciências Sociais é a diferença entre Antropologia e Sociologia. Estes campos de conhecimento, muito embora sejam bastante próximos entre si não são, no entanto, totalmente iguais.
Naquilo que se refere à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem no que se refere a suas relações com a cultura, especialmente no que se refere aos costumes, à religião e à organização política. O eixo de conhecimento da Antropologia procura ir do conhecimento do indivíduo (ou de pequenos grupos) para conseguir tentar entender as realidades sociais maiores. E seu foco está predominantemente na cultura (ver outro artigo meu sobre o conceito de cultura), de modo que parte-se do princípio que entendendo a cultura dos grupos conseguimos entender a lógica da sociedade.
Em relação à Sociologia, é correto afirmar que tal ciência procura compreender como se dão os processos de estruturação e relacionamento dos indivíduos com as sociedades. O eixo do conhecimento na Sociologia geralmente vai do conhecimento das coletividades (ou realidades sociais maiores) com o objetivo de entender o comportamento grupal e/ou individual. Seu foco está geralmente no entendimento das estruturas da sociedade (ver outro artigo meu sobre a relação entre Educação e Ciências Sociais), procurando entender como estas estruturas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
Devido a estes fatores podemos concluir que Antropologia e Sociologia apesar de serem campos de conhecimento muito próximos possuem algumas diferenças, tanto no que diz respeito ao seu objeto quanto a seu enfoque. Desta maneira, ao serem estudos aspectos antropológicos e sociológicos de um dado campo (como os Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação) devemos ter em conta estas diferenças básicas de forma a obtermos maior clareza na compreensão do papel de cada uma destas ciências no referido campo.
Estes texto é dedicado aos meus alunos de uma universidade brasileira, mas aberto a todos os que desejarem ampliar seus conhecimentos a respeito das Ciências Sociais.
Desejo a todos os leitores bom proveito.


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- As Regras Do Método Sociológico
- Introdução A Sociologia
- Economia E Sociedade: Fundamentos Da Sociologia Compreensiva. Vol. 1
- Conceito Do Facto Social Total
- Métodos Em Pesquisa Social
- Metodologia Das Ciências Sociais
- O Conhecimento Do Quotdidiano

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online