PUBLICIDADE

Página Principal : História


ENIGMA - O Segredo de hitler



Durante a Segunda Guerra Mundial o sistema criptográfico utilizado pelos alemães, e por vezes, pelos japoneses, considerado indecifrável, foi "decifrado". O livro em questão mostra como foram obtidas informações muito precisas e como elas foram processadas e difundidas, com absoluta segurança, durante toda a guerra, para Roosevelt, Churchill e para os Chefes do Estado-Maior Conjunto e comandantes de grandes unidades em campanha.
O livro também trata das mensagens mais importantes que foram expedidas e mostra como os diversos comandantes reagiram e utilizaram os dados recebidos, revelando o papel decisivo que tais dados representaram nas vitórias aliadas.
Paralelamente à descrição da utilização do código Ultra em diversas batalhas e campanhas da Segunda Guerra Mundial, o autor discorre sobre detalhes já conhecidos de personalidades militares, como a rivalidade entre o General americano Patton e o inglês Montgomery, entre outras.
Mostra também, como Hitler influenciou diretamente no resultado final da guerra, sempre que uma batalha ou campanha davam resultados negativos, o Comandante era exonerado e o próprio ditador assumia o comando, fato que sempre causava alegria do lado aliado, pois junto com a sua total falta de conhecimento militar, ele próprio daria as ordens que posteriormente seriam decodificadas pelo ultra, tratadas pelas SLU e, finalmente, entregues aos chefes aliados.
O contato direto que o Marechal Rommel tinha com Hitler proporcionou que muitas mensagens diretas do mandatário-mor da Alemanha caíssem direto nas mãos dos aliados, contribuindo para o fracasso germânico no norte da África (AFRIKA CORPS) e na Normandia.
Por fim, chega-se a conclusão que a Segunda Guerra Mundial esteve, por um fio, nas mãos germânicas, e que o trabalho realizado pelas equipes SLU com o código ultra facilitou sobremaneira o planejamento das operações aliadas, tanto no teatro de operações europeu e africano quanto no pacífico, na medida em que revelava com antecedência o planejamentos das operações do eixo, dando tempo e segurança para o emprego das tropas aliadas.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Homem Que Nunca Existiu
- A Guerra Das Trincheiras
- Barbarossa "a Invasão Da Rússia"
- Segunda Guerra Mundial E Os Estados Unidos
- General Patton
- Brasil Na Segunda Guerra- 1ª Parte
- Market Garden

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online