PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


A Herança Branca da Identidade Negra - parte 3



A HERANÇA BRANCA DA IDENTIDADE NEGRA - Continuãção

Um pouco mais suscinto, a cultura é composta por ?corpos de tradição? que humanizam o ser humano formando uma entidade étnica e que é transmissível socialmente a seus descendentes.
Uma cultura só desaparece se este homem for incapaz ou estiver impossibilitado de transmiti-la á seus descendentes. É então, neste ponto, que irei verificar como a cultura negra se portou. Que elementos culturais foram transmitidos aos seus descendentes, quais os elementos que foram modificados ou quais de fato , desapareceram.
Ainda, em Cultura e Alienação, alguns conceitos me auxiliam neste começo de estruturação das idéias , como o de mudança cultural ? que abrange três fatores atuantes, tais como o da criatividade ( através das invenções e da descoberta ); o da difusão ( contato entre povos pela compulsão que não causa uma dependência para a adoção de uma escolha cultural ) ; o da dominação ( que causa uma dependência cultural ); o conceito de sistema ideológico que expressa uma réplica conceitual da realidade tal como é percebida por uma sociedade humana ( linguagem, saber , religião , arte , etc...); os conceitos de deculturação onde acontece inicialmente um ?desenraizamento? inviabilizando a manifestação e posterior impossibilidade de transmissão da cultura e por fim o conceito de aculturação (que opera tanto pela deculturação como pela criatividade cultural, através dos quais as etnias se confrontam e se transfiguram).
A preocupação de Darcy Ribeiro neste trabalho é entender a cultura brasileira como um todo, referindo-se á todos os elementos participantes ? branco, negro, índio, mulato, etc....Verifiquei neste ensaio, que a limitação da criatividade cultural aliada á processos de deculturação e aculturação podem sim ter subjugado a população negra no período colonial, á serem utilizados como mero recurso energético do sistema produtivo colonial.
Para Darcy Ribeiro este foi o caminho: uma cultura autêntica ? a cultura negra ? sofre um processo de deculturação ? desenraizamento ? e transforma-se em uma cultura inautêntica, que somente pela revolução cultural se erradicaria dos conteúdos espúrios, restaurando a sua genuidade cultural.
Interessante quando Darcy Ribeiro fala do drama de ?ser dois? referindo-se ao índio e ao negro e do brasileiro de então também, ?mimetizando a aparência dos brancos? ? ou seja, do europeu, e dando asas à alienação dos valores natais, africanos ou brasileiros mesmos. Na imitação do estrangeiro, é interessante notar também que a própria classe dominante no Brasil , no período colonial se tornava alienada e incapaz de compreender a sociedade em que vivia, não tendo ainda um projeto nacional que desse ao Brasil a idéia de nação.
Giralda Seyferth , em ?RACIAIS E O PAPEL DO RACISMO NA POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO? , apontou o papel da miscigenação como mecanismo de branqueamento da população brasileira, na formação de um tipo nacional. Como conseqüência , a política imigratória tornou-se ponto chave para este mecanismo. Considerando a população escrava, que era a maioria dos trabalhadores no Brasil, como desqualificada e incapaz para o aperfeiçoamento da agricultura e das pequenas propriedades agrícolas. O importante aqui é ressaltar que os ?Pensadores? do séc. XIX , e isso também incluem os emergentes do IHGB ( Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ) radicalizaram as propriedades laborativas dos negros e dos índios, desfazendo do seu papel constituidor de uma economia nacional de até então, e incapazes de serem agentes promotores de um futuro nacional. Portanto, a imigração viria a calhar como fator de embranquecimento da população e como força produtiva qualificada. Embora que em muitas tentativas, a imigração não tenha dado lá muito certo, comof


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Casa-grande & Senzala
- A Herança Branca Da Identidade Negra - Parte 1
- O Povo Brasileiro
- Afrocidadanização
- Modernismo & Antropofagia Cultura
- A Herança Branca Da Identidade Negra - Parte Final
- Educação Nos Quilombos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online