PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


A Natureza Da Emoção





Na generalidade, acho que cada emoção contém em si um núcleo para idéias pré-concebidas acerca do mundo. Este fato levanta um fenómeno notável. Quando uma emoção se desvanece e a próxima é gerada, ocorre na mente uma mudança automática nas idéias: as novas emoções trazem idéias associadas.

Uma pessoa está constantemente a sentir alguma emoção, quando a emoção atual se desvanece para assim outra emoção tomar o seu lugar e ser assim, sentida. Nenhuma reação emocional por si só pode ser permanente. Quando qualquer emoção, como a fúria é experimentada, a pessoa pode permanecer furiosa somente por algum tempo; eventualmente a fúria se desvanecerá e uma nova emoção surgirá.

Muitas pessoas orientam-se no mundo através de respostas emocionais: uma abundância de boas emoções e satisfação emocional passam a ser o critério para uma vida bem sucedida. Contudo, as emoções apresentam problemas para o ego (que representa a personalidade). Quando as emoções passam a ser intensas, neutralizam conceitos intelectuais. De fato, comummente emoções com carga negativa como auto-comiseração, medo, ansiedade, assim com humores como depressão, tendem a inibir a capacidade racional - em particular, a ansiedade intensa parece produzir um nevoeiro mental, tornando-se impossível de estudar.

Perceber a natureza das emoções tem profundas implicações na psicoterapia. Neste conjunto de três artigos, apresento as minhas idéias sobre emoção. No conjunto seguinte de cinco artigos em fase de acabamento, foco-me na relevância da psicoterapia e no desenvolvimento da auto-consciência.




Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Violenta Emoção - Atenuante Da Pena
- EmoÇÃo:arquiinimiga Da RazÃo Pura (kant)
- Texto Artístico/linguagem Poética
- Pais Brilhantes & Professores Fascinantes - Parte Ii
- Pais Brilhantes & Professores Fascinantes - Parte Iv
- Do Silêncio
- Tradição E Talento Individual

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online