PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Sutis Diferenças




     " As sociedades humanas, no entanto, ainda apostam muito na escola, criando mecanismos legais e morais para obrigar que todos enviem seus filhos e filhas as instituições e que ali permaneçam durante alguns anos. Essas imposições, mesmo quando irrealizadas, têm conseqüências. Afinal passar ou não pela escola, muito ou pouco tempo é uma das distinções sociais . Os corpos dos individuos  devem, pois,  apresentar marcas  visiveis deste processo; marcas que, aos serem valorizadas por essa sociedades, tornam-se referências para todos". (Louro,2000, P.21) .



             Todos os conceitos têm seus significados formados por um contexto histórico, o homem inserido neste contexto, assimila esses significados, tranforma-os em regras sociais e interage com o sistema social de forma radical.

             Os conceitos de gênero que criam as diferenças entre os sexos, surgem desta relação do homem com o mundo e dependendo da sociedade e do momento histórico se superam ou não, baseando-se no sexo para a escolha profissional. Atualmente e devido a muitos movimentos sociais, o fator masculino e feminino que usamos de maneira natural já não pesa tanto. Porém, em um passado não tão distantes os valores eram outros...

            A mulher sempre foi julgada como um ser frágil , portanto deveria  estar sempre sob o

 domínio e cuidados do homem. A sociedade tendo isto como uma verdae incontestável manteve as mulheres durante séculos sempre "educadas nunca instruídas", deveriam estar sempre vinculadas ao lar, obdecendo aos maridos, cuidando dos filhos, honrando e respeitando a família. Àquelas que possuiam um melhor nivel social e financeiro tinham o direito de aprender a ler, escrever, tocar piano, tudo através de aulas particulares, ministradas em casa por professoras autodidatas.

          A partir de 1.890, José Verissimo, defende uma reforma na "educação" da mulher. Educação esta que continua cheia de regras e limites. Interessante! O que realmente estaria acontecendo na história social e política do mundo? È claro, nada muda por acaso!

         As indústrias estão chegando oferencendo vagas de empregos com ótimos salários. Os homens começam a abandornar seus cargos de professores para abraçar profissões mais rentáveis. Assim, o magistério ganha o título de "trabalho feminino".

         Há um investimento político para garantir a moral e os bons costumes da época, afinal as mulheres vão sair de seus lares como professoras ou alunas. Teriam que mostrar uma postura discreta e digna, visto que, estariam sempre sendo vigiadas pela comunidade. Não Importa! O primeiro passo havia sido dado.As mulheres já podiam trabalhar e receber seus salários. Lógico! Não tão alto quanto dos homens, mas já era um bom começo.

        O mundo feminino, antes tão restrito, começa a se ampliar e, no início do séculoXX, podemos contar com o nome de grandes mulheres em diversos campos profisionais como, por exemplo, Cecília Meirelles grande escritura, que nos deixou excelentes obras literárias e vários poemas imortais, como: " Eu canto porque o momento existe/ e a minha vida esta completa / Não sou alegre nem triste, sou poeta". Cecilia Meirelles é um grande nome na literatura brasileira. De 1930 a 1934, ela dirigiu uma págna dedicada à educação, no jornal Diário da Notícia, no Rio de Janeiro, fundou a primeira biblioteca infantil, que foi fechada no Estado Novo. Ao lada de Clarice Lispector , Cecília foi à pioneira de literatura pelas mulheres em nosso país.

           Os padrões sociais, mudaram a partir dos movimentos dos anos de 1960/70, vemos hoje que as escolas brasileiras apresentam um quadro de professores heterogêneos, onde os sexos masculino, feminino e professores homossexuais, trabalham


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Desigualdades De Género
- A Luta Pela Autonomia Feminina
- Estudos Feministas: Um Esboço Crítico
- Domínios Da História: História Das Mulheres
- O Dimorfismo Sexual
- A Mulher No Mundo Do Trabalho: Igualdade De Oportunidades Sim Ou Não?
- Papel Da Mulher Na Sociedade Ao Longo Da História

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online