PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Exigências, factores estruturantes e variáveis do ténis





Exigências da actividade


O ténis é um desporto de confronto directo (influencia assim a capacidade de leitura e deslocamento) em que o objectivo é executar o batimento na bola para além da rede (zona alvo do serviço) com ajuda de uma raquete, de modo a obter o número de pontos suficiente para a conquista do jogo. As dimensões do campo de ténis são de: comprimento 23,77m;largura 10,97m (pares), 8,23m (singulares); da rede à linha de fundo 11,89m;altura da rede 0,914m;zona alvo do serviço 6,40x4,12m. Existem três tipos de bolas que diferem na velocidade (tipo1-velocidade alta; tipo2- velocidade média; tipo3- velocidade baixa.) e vários pisos que pelas suas características interferem também nessas mesmas velocidades, trajectórias da bola e deslocamentos dos tenistas são eles terra-batida (piso lento), piso rápido ou piso duro (piso meio rápido); relva (piso rápido). Tipos de pontuação: 2/3 ou 5 set´s com 6 ou 7(tie-brake) jogos, tipos de jogos(pares e singulares variando as dimensões do campo), tempo de jogo normalmente superiores a uma hora, é jogado ao ar livre onde os tenistas lidam com constrangimentos (vento, humidade, temperatura, etc).


Factores estruturantes e variáveis


Todos os factores estruturantes do ténis tais como a capacidade de leitura, capacidade de deslocamento e a capacidade de realizar deslocamento com batimento são importantes pois o ténis é um desporto de confronto directo em que um dos jogadores tenta quebrar a simetria do padrão interpessoal estabelecido. Isto consegue-se através da trajectória da bola.


A importância da capacidade de leitura explica-se sendo uma das variáveis para a tomada de decisão em que desdobrando temos: tempos de decisão, Nº de erros do local para onde vai a bola e sua frequência e a duração e locais de fixação do olhar.


Deslocamento/arranque: É importante pois é mais uma das variáveis, que condiciona o tempo para a tomada de decisão, pois quer o arranque quer o deslocamento provocam desequilíbrios que vão perturbar a sincronização dos jogadores. Ou seja a realização do deslocamento diminui o tempo útil para a realização da tecnologia.


Deslocamento/arranque/tecnologia: A capacidade de coordenação entre o deslocamento/arranque com a realização da tecnologia é importante ser estudada pois são dois processos mentais dependentes da capacidade de leitura, o deslocamento tem de permitir alcançar a bola com tempo útil para a realização da tecnologia consoante a decisão de atacar defender ou contra-atacar, para isso esta coordenação deve de permitir minimizar o desequilíbrio na altura do batimento de modo a maximizar a probabilidade de a tomada de decisão poder ser executada em tempo útil e com o efeito desejado. 




Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Análise Sistemática Do Remate No Voleibol
- Análise Sistemática Do Remate No Andebol (parte 2 De 2)
- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Crítica Sobre Aprendizagem Organizacional Numa Empresa (i De Ii)
- Cruzamento No Futebol (o Que Saber Por Parte Dos Praticantes??)
- Eras Geológicas Da Terra
- Sentença, Despacho E Decisão Interlocutória.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online