PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Em Busco do Elo Perdido - Parte II



Analisar as sociedades primitivas, como um ambiente carente e sem qualquer recurso, é o mesmo que fazer uma análise de fora para dentro, apenas calcada na cultura de quem analisa e contrariando todos estudos científicos que já se efetivou. 

                    Fala-se com freqüência nos "homens das cavernas", como se tivessem habitado as profundezasa das grutas existentes na época. Na verdade, sabemos que eles viveram nas entradas das cavernas ou em abrigos sobre as rochas, unicamente para se protegerem das chuvas e do frio, sendo até possível terem construidos tendas de peles ou cabanas nestes abrigos.

                   A sociedade paleolítica caracterizou-se pela subsistência, na dependência da caça, da pesca e da coleta de frutas e raizes e pela utilização de objetos confeccionados com pedra lascada, ossos e dentes de animais.

                     Esses homens eram mestres artesões que aproveitaram a pedra até o máximo. Se muitos instrumentos parecem pouco elaborados, isso se deve a que o sílex, que pode ser talhado com facilidade, tem bordas frágeis, que se desgastam com o uso. Outros materias destinados a usos prolongados, são encontrados e admirados por estarem perfeitos. Eles sabiam inclusive escolher o material de acordo com o uso ao qual o utensílio se destinava..

                       A descoberta de uma lança, em uma mina de carvão em Shoeningen, Alemanha, é a mais antiga e a mais bem conservada lança de madeira do mundo. Como também é a mais forte evidência de que o homem de Neanderthal foi um caçador mais sofisticado do que se pensava.  E muda o que muitos  cientistas acreditavam, de  que os homens de Neanderthal eram simplesmente coletores e comedores oportunistas de carne, dividindo-a com os outros animais comedores de carcaça.

                     Inicialmente com certeza eram nomades, porém deixaram marcas de sua presença através de pinturas rupestres, encontradas em cavernas como as de Altamira, na Espanha e Lauscaux, na França. E há 780mil anos se fixaram na europa, devido ao inverno rigoroso daquela época no continente europeu, conseguiram estocar e conservar suas caças, sendo assim possível também sua fixação naquele território.               

                    Os modernos seres humanos, devem ao homem do período paleolítico, uma conquista fundamental: o controle do fogo.       

                   Vamos ver a transição Mesolitica : Em A Busca do Elo Perdido III.        


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Pré-história
- A Família Do Homem
- Http://www.portaldarte.com.b R/
- Homo Sapiens Sapiens
- A EvoluÇÃo Humana
- Deuses Greco - Romanos
- Características Gerais Dos Povos Indígenas Brasileiros

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online